PLANO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS – PDP

BASE DE CONHECIMENTO

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

QUE ATIVIDADE É?

Abertura de processo para:

1. Realizar o Levantamento de Necessidades para elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas;

2. Requerer Revisão do Plano de Desenvolvimento de Pessoas;

3. Acompanhar a execução das necessidades e ações cadastradas no PDP.

QUEM FAZ?

1. No caso de realização do levantamento de necessidades, quem faz é a Divisão de Desenvolvimento de Pessoal.

2. Para os casos de revisão, quem faz é a unidade que tem interesse em incluir, excluir ou alterar uma necessidade de desenvolvimento cadastrada no PDP do ano corrente.

3. Quanto ao acompanhamento, após ser motivada pela DDP, a unidade é quem tem a responsabilidade de prestar as informações requeridas para acompanhamento da execução do PDP do ano corrente.

COMO SE FAZ? POSSUI FLUXO JÁ MAPEADO?

1. FLUXO DE REVISÃO DO PDP

ETAPASISTEMARESPONSÁVELPROCEDIMENTO
1SEIUnidade Demandante●      Abre o Processo SEI do tipo “Pessoal: Plano de Desenvolvimento de Pessoas;
●      Preenche o formulário no SEI “Requerimento de Revisão do PDP”;
●      A chefia da unidade assina o formulário ou dá ciência;
●      Encaminha para a Divisão de Desenvolvimento de Pessoal – DDP;
2SEIDDP●      Analisa a solicitação;
●      Inclui na planilha de acompanhamento;
●      Encaminha para ciência da unidade, em caso de não ser possível cadastrar ainda no sistema, considerando o cronograma de revisão do PDP.
3SIPECDDP●      Cadastra as informações no SIPEC, em até 1 (uma) semana antes do fechamento do prazo de envio para o SIPEC;
●      Encaminha para análise e aprovação da SGP;
4SEISGP●      Analisa a solicitação e, em caso de autorização, realiza procedimento no SIPEC;
●      Devolve à DDP;  
5SEIDDP●      Aguarda retorno do órgão central;
●      Inclui o anexo do SIPEC;
●      Encaminha processo para ciência do interessado e da SGP e conclusão da unidade demandante. 

* O servidor poderá abrir e encaminhar o processo desde que a chefia da unidade se manifeste.

2. FLUXO DE ACOMPANHAMENTO DO PDP

ETAPARESPONSÁVELPROCEDIMENTO(S)
1Chefia da/o(s) servidor●      Abre processo SEI do tipo “Pessoal: Plano de Desenvolvimento de Pessoas” ●      Preenche  o Formulário  – Acompanhamento do PDP;
●      Inclui documentação correspondente, quando for o caso.
●      Encaminha o processo para a DDP. Atenção: Só devem ser informadas a participação em ações de desenvolvimento que não foram formalizadas via processo e encaminhadas para apreciação da ddp.
2DDP●      Analisa as informações e atualiza as planilhas e os sistemas quando couber; ●      conclui o processo.

* O(s) servidor(es) poderá(ão) abrir e encaminhar o processo desde que a chefia da unidade se manifeste.

QUE INFORMAÇÕES/CONDIÇÕES SÃO NECESSÁRIAS?

  • O Plano de Desenvolvimento de Pessoas precisa estar aprovado ou o Levantamento de Necessidades de Desenvolvimento precisa estar concluído.
  • No caso de Revisão do PDP, é preciso identificar a necessidade de desenvolvimento ou, no caso de alteração, o respectivo número de identificação (ID) no Plano de Desenvolvimento de Pessoas e obedecer ao cronograma estabelecido.
  • Os processos de Revisão do PDP podem ser enviados pela unidade interessada até 1 (uma) semana antes do fim do prazo de envio para o SIPEC, de acordo com o cronograma do governo federal.
  • As informações sobre a elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas podem ser consultadas no Guia de Elaboração para o Plano de Desenvolvimento de Pessoas disponibilizado no site do governo federal.
  • A estrutura de identificação da necessidade de desenvolvimento pode ser consultada no modelo Canvas de identificação, disponibilizado pelo governo federal.
  • Os temas gerais podem ser consultados na listagem disponibilizada pelo governo federal.
  • As competências relacionadas podem ser consultadas na listagem disponibilizada pelo governo federal.

QUAIS DOCUMENTOS SÃO NECESSÁRIOS?

(Documentos a serem providenciados pela Unidade Demandante)
  Documentos – Etapa 1:
●      Para a Revisão do PDP      
Formulário SEI – Requerimento de Revisão do PDP
●      Para o Acompanhamento do PDP       
Formulário SEI: Informações para Acompanhamento do PDP;
Documentos correspondentes: certificados/declarações.  

QUAL É A BASE LEGAL?

Decreto nº 9991/19

Instrução Normativa SGP-ENAP/SEDGG/ME Nº 21/2021



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