Atendimento Psicológico

Chegar e permanecer no ambiente universitário proporciona grandes provocações ao cotidiano do estudante. Trata-se de um novo mundo, com novas e desconhecidas exigências, responsabilidades e desafios. Tratam-se de transformações significativas nas formas de viver dos indivíduos que se lançam na aventura do Ensino Superior. No contexto da Unilab, a isto se soma o necessário aprendizado de lidar com relações interpessoais caracterizadas pela multiplicidade étnica, cultural, de origem, além de outras diversidades. As vivências e convivências neste universo são potenciais desencadeadoras de diversos tipos de sofrimentos, angústias, ansiedades e conflitos que necessitam de um espaço de acolhida e cuidado, necessário na perspectiva de se revelar ou construir novos caminhos, novas soluções.

Diante disso, a Atenção Psicossocial da UNILAB se propõe a receber os estudantes que desejem ser acompanhados por profissionais da Psicologia. O setor alinha-se às atuais diretrizes da Política Nacional da Assistência Estudantil, oferecido pela Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (PROPAE), através da Coordenação de Assistência à Saúde do Estudante (COASE).

A equipe disponibiliza ao corpo discente diversas modalidades de acompanhamento: atendimento individual e em grupos; plantão psicológico; ações no âmbito psicopedagógico; escuta ativa dos estudantes; interlocuções com docentes; atividades interdisciplinares de promoção em saúde, ações de orientação profissional e planejamento de carreira, rodas de conversa. São trabalhados variados temas, como: acolhida ao estudante recém-chegado; adaptação à vida acadêmica, atenção às pessoas em situação de violência; questões de gênero, dentre outros, buscando oferecer espaços de acolhimento nos diversos desafios suscitados pelo cotidiano acadêmico.

Plantão Psicológico

O Plantão Psicológico oferecido pelo Setor de Atenção Psicossocial (Satepsi), vinculado à Coordenação de Assistência à Saúde do/a Estudante (Coase/Propae), destina-se aos/às discentes da Unilab que sintam a necessidade de ajuda sem a obrigatoriedade de agendamentos prévios. Espera-se, assim, proporcionar uma escuta profissional de acesso facilitado e cronologicamente próxima da emergência de eventos deflagradores da demanda por atendimento.

Trata-se, assim, de um ambiente disponível, confiável e sigiloso de acolhimento profissional das crises emocionais, angústias, medos, tristezas, sentimentos de desequilíbrio, dúvidas, indecisões, dentre outras motivações ou sofrimentos. Desta forma, visa que os estudantes se sintam verdadeiramente ouvidos naquilo que os tem afligido e potencialmente prejudicado a qualidade de suas vidas, suas relações, suas experiências na universidade. A partir deste serviço, realizado por profissional de Psicologia, almeja-se que o estudante possa ampliar a consciência de si e promover o processo de tomada de decisões em direção ao seu bem-estar pessoal, social e universitário.

Este serviço diferencia-se da ideia de triagem, uma vez que sua finalidade não é diagnóstica, nem destina-se a encaminhamentos, embora estes últimos possam ser considerados pelo profissional, levando-se em consideração a natureza da demanda e as potencialidades de ajuda e desenvolvimento humano oferecidos dentro ou fora da universidade. O estudante pode procurá-lo em quaisquer dos turnos disponíveis (vide abaixo) e será recebido por ordem de chegada até o limite do horário de atendimento. Atualmente, os horários e profissionais disponíveis são:

Terças-feiras, das 9h às 12h.
Quartas-feiras, das 13h às 17h.
Quintas-feiras, das 18h às 21h.
Sextas-feiras, das 9h às 12h.

O espaço do plantão psicológico fica na sala de atendimento social da Coest na Propae, que fica ao lado do auditório do Campus da Liberdade, em Redenção/CE.

Mais informações: +55 (85) 3332.6262| psicossocial.coase@unilab.edu.br

– Campus dos Malês / Bahia – Sala de Atendimento Psicossocial (1º andar, ao lado da sala da Direção do Campus)

 – Segundas-feiras: das 13h às 15h30min

– Terças-feiras: das 8h às 11h

– Quintas-feiras: das 13h às 15h30min

Agendamento: presencialmente no Setor ou pelo e-mail satepsi.ba@unilab.edu.br (ATENÇÃO: esse e-mail é para marcação exclusiva dos alunos do Campus dos Malês – Bahia)

Atribuições do psicólogo

– Atendimentos psicológicos individuais e/ou grupais conforme demanda;

– Realizar Plantão Psicológico;

– Orientar e encaminhar estudantes para serviços de saúde locais e/ou Regionais, especialmente da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS);

– Ações de acolhimento do estudante recém-ingresso, considerando os aspectos subjetivos vinculados à inserção na vida universitária;

– Construir espaços para escuta e expressão de sentimentos, sentidos e experiências dos estudantes relativos aos desafios do cotidiano acadêmico e ao processo saúde-doença-cuidado, atentando para suas relações com as práticas culturais;

– Desenvolver atividades de recepção e acolhida do estudante estrangeiro, tendo em vista os desafios sociopsicológicos vinculados aos processos migratórios e as consequentes dificuldades de adaptação e inserção em um novo contexto cultural.

– Atividades de orientação para o estudante estrangeiro sobre o SUS e os serviços de saúde locais, atentando para o seu processo de vinculação simbólica e apropriação psicossocial em relação à nova cidade de moradia.