PERGUNTAS FREQUENTES

Divisão de Assistência à Saúde do Estudante (DIASE/PROPAE)

1 – Qual o público-alvo dos serviços da DIASE?

Estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação presencial na UNILAB/Ceará.

2 – Quais e quantos profissionais que atuam na DIASE?

01 médico, 02 enfermeiras, 01 técnica em enfermagem, 03 psicólogos e 01 técnico desportivo.

3 – Quais os serviços de saúde disponíveis aos/às estudantes na Unilab/Ceará?

A DIASE oferece atendimentos individuais nas seguintes áreas:

  • Enfermagem;
  • Medicina;
  • Psicologia;
  • Educação Física.

Desenvolve, também, ações de promoção da saúde e vigilância, como produção de materiais e atividades de caráter grupal/coletivo.

Em situações em que se faça necessário e cujo escopo fuja ao âmbito da atuação da equipe da DIASE, as/os discentes poderão ser orientadas/os a buscar ou ser encaminhados aos demais serviços internos à Universidade e/ou orientados a buscar serviços externos, a exemplo da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS), ou dos equipamentos especializados vinculados ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

ATENÇÃO: Se seu caso for de URGÊNCIA ou EMERGÊNCIA recomendamos procurar as unidades de pronto-atendimento.

4 – Como posso solicitar atendimento médico e de enfermagem da DIASE?

Os atendimentos para profissionais de medicina e enfermagem podem ser solicitados através do seguinte formulário.

Obs: Os serviços são de caráter eletivo, com o agendamento por ordem de solicitação, respeitando-se o horário comercial de funcionamento e os fluxos específicos do setor.

5 – A DIASE possui atendimento de médico especialista?

Os atendimentos clínicos são realizados por médico generalista, visto que a DIASE não dispõe de médico especialista. Nos casos em que se fizer necessário, o estudante será encaminhado à rede de saúde do Município.

6 – Como funciona o Atendimento Psicológico da DIASE?

Ocorre, prioritariamente, por meio do Plantão Psicológico, modalidade de atendimento focal e eventual, que objetiva proporcionar vagas para acolhimento próximo à demanda/ solicitação, sendo voltado ao apoio e/ou orientação psicológica pontual. Nos dias do Plantão Psicológico, serão disponibilizadas vagas a serem distribuídas ao longo do dia e o atendimento será realizado no mesmo dia da solicitação.

7 – Em quais dias ocorre o Plantão Psicológico?

Atualmente, o Plantão Psicológico ocorre às terças e quintas-feiras, não funcionando quando não houver atividades administrativas na DIASE.

a. Caso deseje sessões sequenciais complementares ao atendimento do Plantão Psicológico, através de processo de atendimento de curta-duração (em média, 2 sessões a mais), o estudante poderá manifestar, ao final da sessão do Plantão Psicológico, desejo por compor lista de espera para tal. As vagas para agendamentos fora do Plantão Psicológico serão oferecidas pela DIASE em conformidade com a capacidade do setor.

b. Após o atendimento pontual ou a sequência de atendimentos de curta-duração, o usuário poderá voltar a utilizar o serviço, que estará à disposição nos dias em que ocorrer o Plantão Psicológico, mediante nova solicitação através do formulário.

8 – Como posso solicitar atendimento psicológico na DIASE?

Para acessar o serviço, é necessário preencher o FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO, o qual permanecerá aberto de 08:30 às 09:00 ou até o limite das vagas oferecidas nos dias em que ocorrer o Plantão Psicológico. Mais informações podem ser consultadas na seguinte página.

9 – A equipe da DIASE oferece psicoterapia?

Não. Os atendimentos psicológicos realizados no âmbito da DIASE são voltados ao acolhimento psicológico pontual/de curta duração, não se caracterizando como serviço de psicoterapia regular ou prolongada.

10 –  O serviço de atendimento psicológico da DIASE realiza avaliação psicológica ou psicodiagnóstico?

Não. Os atendimentos psicológicos oferecidos pela DIASE não se confundem com os processos de avaliação psicológica ou psicodiagnóstico e não têm como finalidade a produção de documentos psicológicos relativos a esses processos.

11 – Como funciona o acesso à Academia?

Através de um edital publicizado no sítio da Unilab. O edital em questão é publicado, comumente, uma vez a cada 1 (um) ou 2 (dois) ano(s).

12 – Qual o objetivo da Academia no âmbito da DIASE?

Contribuir para a promoção da saúde através dos exercícios físicos supervisionados, a fim de possibilitar o cuidado integral, incentivar a autonomia sobre escolhas de modo de vida mais saudáveis, aumentar o nível de atividade física e a socialização entre a comunidade estudantil, dentre outros benefícios, não tendo como foco o treinamento de alta performance e/ou treinamentos voltados a competições.

13 – Caso o/a estudante precise acessar o serviço da Academia por motivo de saúde, como deve proceder?

A/O estudante deverá solicitar um agendamento com a equipe multiprofissional da DIASE, que realizará avaliação de necessidade e encaminhará para a Academia. O formulário de solicitação encontra-se aqui.

14 – Fui selecionada(o) para ingressar e/ou convocada(o) para a Academia, mas por algum motivo não poderei ingressar. Há possibilidade de indicar a(o) minha(meu) amiga(o)?

Não, pois o acesso à Academia é organizado e regido por editais específicos, que selecionam estudantes, conforme critérios preestabelecidos.

15 – Caso o/a estudante necessite solicitar empréstimo de algum material esportivo, como deve proceder?

O/a estudante deverá formalizar a solicitação junto à DIASE, obedecendo aos fluxos internos do setor.

16 – Qual o horário de funcionamento da DIASE?

O horário de funcionamento da DIASE é de segunda a sexta, das 08 às 12 e das 13 às 17 horas.

17 – O atendimento de saúde na DIASE é pago?

Não. Os atendimentos de saúde prestados pela DIASE são gratuitos para todos os estudantes da Unilab, tendo brasileiros e internacionais os mesmos direitos de acesso.

18 – A DIASE realiza exames laboratoriais ou de imagem?

  • Não. A DIASE não realiza exames dessa natureza. Quando necessário a realização de algum exame complementar, o estudante é orientado a buscar a rede de saúde do município. Caso opte pela rede privada, o estudante é responsável pelos custos do exame.
  • A DIASE não possui influência ou controle sobre realização e marcações de exames ou qualquer atendimento realizado fora da universidade, seja pelo SUS ou por instituições de saúde privadas. A marcação de exames e o acompanhamento das datas agendadas são de responsabilidade do estudante.

19 – A Unilab dispõe de ajuda financeira específica para tratamento de saúde dos estudantes?

  • Não. A Unilab não dispõe de ajuda financeira específica para tratamento de saúde dos estudantes.

*Dentre os auxílios existentes na universidade, tem-se a modalidade de auxílio emergencial, que se destina a estudantes em situação de vulnerabilidade. Trata-se de um auxílio pontual e não continuado, cuja motivação para solicitação pode incluir o adoecimento. Mais informações consulte o link. As regras e fluxos de solicitação não são de responsabilidade da DIASE.

20 – O estudante da Unilab tem prioridade na rede de saúde do Município?

Não.O estudante da Unilab não tem prioridade no agendamento do Município, seguindo a fila do SUS (Sistema Único de Saúde) como os demais habitantes da região.

*A DIASE não interfere no agendamento de consultas no Município. Para mais informações, acesse aqui.

21 – A DIASE distribui medicação?

A DIASE não dispõe de medicação. Caso, após o atendimento pelo profissional de saúde, seja indicado o uso de algum medicamento, o estudante pode procurar a farmácia da Secretaria de Saúde do Município, Acarape ou Redenção (algumas medicações estão disponíveis na rede pública de saúde) ou nas farmácias da rede privada (aquisição particular pelo estudante).

*Os custos de medicação adquiridos na rede privada de farmácia são de responsabilidade do estudante.

22 – A DIASE encaminha o estudante para serviços de referência para complementar tratamento de saúde?

  • Sim. Quando o discente necessita de consulta com médico especialista, o médico da DIASE faz o encaminhamento por meio de ficha de referência para a rede de saúde do Município (Acarape ou Redenção), considerando os atendimentos presenciais.
  • A Secretaria de Saúde do Município é que faz o agendamento do discente para a consulta do especialista. Esse agendamento é feito obedecendo uma lista de solicitação.
  • A DIASE não possui influência ou controle sobre os encaminhamentos de estudantes a serviços de especialidades, cirurgias ou qualquer atendimento realizado fora da universidade, seja pelo SUS ou por instituições de saúde privadas. Ações como agendamento de consultas externas, acompanhamento em fila de espera, realização e marcações de exames, por exemplo, são de responsabilidade do estudante.

*Lembramos que a DIASE/Unilab não interfere nesse agendamento. É de responsabilidade e organização do Município.

** Na impossibilidade de realizar encaminhamentos, a equipe da DIASE procede com orientações sobre necessidade de procura a estabelecimentos de saúde da rede municipal de saúde.

23 – Em casos de solicitação de Matrícula em Regime Especial, quais as orientações a serem seguidas?

As informações sobre a Matrícula em Regime Especial estão disponíveis na página da Secretaria de Registro e Controle Acadêmico.

Dúvidas sobre a DIASE podem ser direcionadas ao WhatsApp 33326262. Acesse aqui.

Data de atualização: 29/07/2022.

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