Atendimento Psicológico

Chegar e permanecer no ambiente universitário traz transformações significativas nas formas de viver dos indivíduos, com novas exigências e responsabilidades presentes no cotidiano do (a) estudante. No contexto da Unilab, soma-se a isto o entrar em contato e o conviver com  pessoas de diferentes culturas, o que impõe como desafio o aprendizado para lidar com relações interpessoais caracterizadas pelas diversidades.

Tais discentes, com seus diversos tipos de angústias, ansiedades e conflitos que perpassam as trajetórias singulares nesse contexto de transição e de encontro com as diferenças, necessitam de espaço de expressão, de acolhimento e de cuidado, na perspectiva de se revelarem ou se construírem caminhos e estratégias de enfrentamento, considerando as potencialidades e a autonomia do(a) estudante na utilização dos recursos disponíveis em direção ao seu bem-estar pessoal, social e universitário.

Diante disso, a Divisão de Assistência à Saúde do Estudante (DIASE), como parte componente das estratégias da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (PROPAE), alinhadas ao Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAEs – propõe-se a oferecer aos estudantes de graduação presencial da UNILAB dos Campi do Ceará serviços voltados à expressão e ao acolhimento de sentimentos, emoções, sentidos e experiências relativas ao cotidiano universitário, visando contribuir para a permanência estudantil, a exemplo do Plantão Psicológico.


1) O QUE É O PLANTÃO PSICOLÓGICO?

É uma modalidade de atendimento focal e eventual,  reconhecida pelos Conselhos de Psicologia, objetivando principalmente proporcionar vagas para acolhimento próximo à demanda/ solicitação, sendo voltado ao apoio e/ou orientação psicológica pontual e fornecimento de informações, com vistas ao fortalecimento da autonomia pessoal. Durante os atendimentos, são realizados o acolhimento psicológico e a facilitação de processos de compreensão sobre aquilo que é trazido.

Observação: este serviço não se constitui como atendimento prolongado ou regular (psicoterapia), também não se confundindo com um processo de triagem tradicional ou avaliação psicológica.

2) QUEM É O PÚBLICO-ALVO DO SERVIÇO?

Este serviço possui como público-alvo os(as) estudantes matriculados em cursos de graduação presencial dos Campi da UNILAB no Ceará. Caso o(a) discente seja menor de idade, será necessário apresentar autorização de, pelo menos, um dos responsáveis legais para a realização do atendimento psicológico.

3) COMO ACESSAR O SERVIÇO?

Nos dias do Plantão Psicológico, serão disponibilizadas vagas a serem distribuídas ao longo do dia. Para acessar o serviço, é necessário preencher o FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO (https://forms.gle/itAPpdGKjAxcvkS89). Este formulário será aberto às 08:30 nos dias em que ocorrer o Plantão Psicológico e permanecerá aberto até o limite das vagas oferecidas ou até às 09:00 do dia do Plantão Psicológico. Atualmente, o Plantão Psicológico ocorre às terças e quintas-feiras, não funcionando quando não houver atividades administrativas na DIASE.

4) FIQUE ATENTO(A) AO AGENDAMENTO POR E-MAIL!

O(a) estudante deverá estar ciente de que os horários a serem agendados ao longo do dia ocorrerão de acordo com a disponibilidade de funcionamento do setor. É necessário que o(a) solicitante esteja atento(a) ao RECEBIMENTO DE E-MAIL COM HORÁRIO AGENDADO PARA O MESMO DIA DO ENVIO DA SOLICITAÇÃO.

Observação: a ausência de resposta ao e-mail ou de presença ao atendimento no horário programado será considerada falta, não havendo previsão para oferta de horário alternativo. Haverá tolerância de 15 minutos de atraso, visando não prejudicar a agenda de atendimentos. Uma nova solicitação poderá ser realizada para outro dia de Plantão Psicológico, sujeita ao número de vagas disponíveis.

5) COMO ACONTECE O ATENDIMENTO?

Na DIASE/PROPAE, o Plantão Psicológico realiza-se em único atendimento PRESENCIAL, cuja duração será de aproximadamente 50 minutos, podendo abreviar-se ou estender-se de acordo com as circunstâncias.

6) ONDE SERÁ O ATENDIMENTO?

Os atendimentos ocorrem no Bloco Administrativo II, Campus da Liberdade, nos ambientes da DIASE.

7) CASO QUEIRA AGENDAR MAIS ATENDIMENTOS, O QUE DEVO FAZER?

a. Caso deseje sessões sequenciais complementares ao atendimento do Plantão Psicológico, através de processo de atendimento de curta-duração (em média, 2 sessões a mais), o estudante poderá manifestar, ao final da sessão do Plantão Psicológico, desejo por compor lista de espera para tal. As vagas para agendamentos fora do Plantão Psicológico serão oferecidas pela DIASE em conformidade com a capacidade do setor.

b. Após o atendimento pontual ou a sequência de atendimentos de curta-duração, o usuário poderá voltar a utilizar o serviço, que estará à disposição nos dias em que ocorrer o Plantão Psicológico, mediante nova solicitação através do formulário mencionado.

8) IMPORTANTE!

Os serviços da DIASE não são substitutivos àqueles oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Quando necessário e em situações cujo escopo fuja ao âmbito da atuação da DIASE, a exemplo da necessidade de psicoterapia regular, o/a profissional poderá orientar a busca e/ou encaminhar a/o usuário a

serviços internos à Universidade e/ou orientar a busca aos serviços externos, sendo de responsabilidade do(a) discente o seguimento das orientações ofertadas, em respeito à sua autonomia.

OBSERVAÇÃO: A DIASE não possui influência ou controle sobre atendimentos realizados em outros serviços. Para mais informações, consultar o link com mais informações sobre a DIASE, que permanece à disposição: https://unilab.edu.br/perguntas-frequentes-4/


ATENÇÃO!

Se seu caso for de URGÊNCIA e EMERGÊNCIA recomendamos procurar as unidades de pronto-atendimento e/ou ligar para:

SAMU – 192
Bombeiros – 193 
CVV – 188
(www.cvv.org.br)

URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PRESENCIAL – Onde encontrar:

REDENÇÃO – CE
Hospital e Maternidade Paulo Sarasate

Endereço: Pc Ten Edilson, 48 – centro, Redenção – CE,
62790-000
Horas: Aberto 24 horas
Telefone: (85) 3332-2228
ACARAPE-CE
Unidade Mista de Saúde J Oliveira (Doutorzão)
Horas: Aberto 24 horas
Telefone: (85) 98415-8400

SERVIÇOS ELETIVOS – Onde encontrar:

REDENÇÃO – CEACARAPE – CE
Principais Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Redenção:
– Francisco Pereira Torres – Guassi
– Monsenhor Tabosa – Barra Nova
– José Moreira Holanda
– Dilberto Prata Mota – Centro de Saúde
– João de Góis Nogueira – Olho d’água dos constantinos
– Joana Régis de Carvalho – Antônio Diogo
CAPS de Redenção:
Avenida da Abolição s/n, 62790-000
+55 (85) 3332-1534






Lista de Unidades de saúde do centro de Acarape:
POSTO DE SAÚDE CANTA GALO
ENDEREÇO: CANTA GALO , SN – DISTRITO CANTA GALO – ACARAPE
POSTO SAÚDE DE ACARAPE
ENDEREÇO: RUA CHICO VIEIRA , SN – CENTRO – ACARAPE
POSTO DE SAÚDE DO SÃO BENEDITO
ENDEREÇO: RUA FRANCISCO RAIMUNDO CAMPOS , SN – SÃO BENEDITO – ACARAPE
POSTO DE SAÚDE DO SÃO FRANCISCO
ENDEREÇO: RUA JOSÉ GUILHERME , SN – SÃO FRANCISCO – ACARAPE
CENTRO DE REABILITAÇÃO
ENDEREÇO: CE 60, Centro, Acarape
CENTRO DE ESPECIALIDADES MEDICAS
RUA CHICO VIEIRA , SN – CENTRO – ACARAPE

Ocultar área secundária
Ícone de seta para alternar a visualização da sidebar