Seminário no Campus dos Malês discute soberania e segurança alimentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
Será realizado nos dias 29 e 30 de maio, no auditório do Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA, o Seminário: Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
O seminário integra as ações de estratégia de segurança alimentar da CPLP, coordenada pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consan), uma plataforma de nível Ministerial com participação de múltiplas partes interessadas: sociedade civil, setor privado, universidades e parlamentares.
Participam do seminário nomes de referência no assunto, como: Maria Rita de Oliveira, docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), do Instituto de Biociências de Botucatu (Curso de Nutrição) e secretária do Mecanismo de Facilitação da Participação das Universidades do Consan; Pedro Chume, diretor da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade de Zambeze; Francisco Nildo da Silva, docente do curso de Agronomia da Unilab, e o professor Pedro Leyva, que também coordena o curso de Bacharelado em Humanidades (BHU) da Unilab.
Além de discussões em grupos de trabalho, o Seminário irá debater, dentre outros temas, os desafios e oportunidades das universidades no contexto do MU-CONSAN-CPLP.
O evento ainda contará com oficina sobre o plano de trabalho MU-CONSAN-CPLP e discussão sobre o projeto pedagógico do Curso de Especialização em Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) para a CPLP, além de espaços para manifestações das instituições presentes.
Programação
Dia 29/05
09h – Abertura
09h30 – A Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP – Maria Rita Marques de Oliveira, Secretária do Mecanismo de Facilitação da Participação das Universidades no CONSAN-CPLP.
10h – Universidade de Zambeze: desafios e oportunidades no contexto do MU-CONSAN-CPLP – Pedro Chume, Moçambique.
10h30 – Unilab – CE: desafios e oportunidades no contexto do MU-CONSAN-CPLP – Francisco Nildo da Silva.
11h – Unilab/BA: desafios e oportunidades no contexto do MU-CONSAN-CPLP – Pedro Chume.
11h30 – Manifestação das instituições presentes.
12h30 – Almoço.
14h – Oficina: O plano de trabalho para o MU-CONSAN-CPLP: Como potencializar as ações propostas a partir dos territórios dos presentes.
14h – Breve apresentação do plano.
14h30 – Discussão nos grupos.
16h30 – Plenária.
17h30 – Encerramento.
Dia 30/05 (Inclui Webconferência)
09h – Avaliação do dia anterior com vistas aos subsídios para o plano de trabalho e o Projeto Pedagógico do Curso de Especialização em SAN para a CPLP.
10h – Revisão do perfil do profissional.
11h – Revisão das habilidades e competências.
12h30 – almoço.
14h – Revisão da Grade curricular, com indicação de docentes.
17h – Encerramento.