Horizontes ao Sul: Dossiê correlaciona saberes das Humanidades e das Ciências Sociais no contexto pandêmico
A parceria entre a plataforma independente de divulgação das Ciências Sociais “Horizontes ao Sul” (HaoS) e os docentes Márcio André dos Santos e Clarisse Paradis (ambos do Campus dos Malês) culminou na publicação do Dossiê Especial “As Humanidades e os Efeitos da Covid-19: Reflexões a partir da Unilab” na última segunda-feira (14). O Projeto pode ser lido na íntegra no site da HaoS.
Os 12 ensaios que compõem a publicação trazem temas que perpassam maternidade, “trabalhos invisíveis”, necropolítica e outros além. Segundo Márcio André, que organiza o dossiê junto a Clarissa, a pandemia tem provocado impactos sociais, políticos, culturais e comportamentais diversos. “Evidentemente que é preciso levar em conta as iniciativas da sociedade civil e dos grupos organizados em termos de alternativas de renda, doações para as famílias mais pobres, etc.”, pondera.
Os textos foram todos escritos por docentes da Unilab, dos campi da Bahia e do Ceará. Segundo os organizadores, iniciativas como essa são fruto da necessidade de fortalecer a Instituição no atual cenário.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Instituto de Humanidades divulga alteração do Cronograma do concurso de professor efetivo no setor de estudo: Pedagogia – Ensino da Arte Africana e Afro-Brasileira [Edital nº 33/24]
- Campus dos Malês celebra formatura de 58 graduados, de 6 cursos
- Atuação internacional de profissional de Farmácia é tema de palestra virtual dia 18/01, às 9h30
- Hoje (quarta-feira, 20) é o prazo final para inscrições no prêmio Optica 2023 (estudantes do CE e BA)
- Até 16/11, abertas as inscrições para o curso de extensão sobre Cinemas do Atlântico Sul – introdução ao documentário e filme etnográficos entre Brasil e África