Mestrado Interdisciplinar em Humanidades abre seleção

Data de publicação  29/04/2021, 17:22

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades (POSIH), da Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), lançou os editais 04/2020 e 05/2020, para seleção de candidatos ampla concorrência e indígenas e quilombolas, respectivamente, ao Mestrado Interdisciplinar em Humanidades. São 12 vagas para ampla concorrência e 4 vagas para indígenas e quilombolas e as inscrições ocorrem de 30 de abril a 31 de maio.

Entre as vagas do edital nº 04/2020, serão reservadas uma para pessoas com deficiência e uma para negros. As outras dez dividem-se para graduados brasileiros e candidatos provenientes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e do Timor-Leste.

O mestrado seleciona candidatos graduados em diversas áreas do conhecimento – desde que os cursos sejam reconhecidos ou revalidados pelo Ministério da Educação do Governo do Brasil – interessados em abordar questões discutidas no âmbito de suas duas linhas de pesquisas, “Educação, Política e Linguagens” e “Trabalho, Desenvolvimento e Migrações”.

As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio eletrônico. Os documentos solicitados para a inscrição deverão ser digitalizados em formato de pdf único, caso contrário, o candidato terá sua inscrição indeferida. O pré-projeto de pesquisa deverá ser enviado em outro pdf. O pdf dos documentos e o pdf do pré-projeto deverão ser encaminhados para o endereço eletrônico da seleção: selecaomih@unilab.edu.br.

O processo seletivo acontecerá de forma remota, através de meios virtuais, no contexto das medidas preventivas à Covid-19.

Veja mais informações sobre os editais na página eletrônica mih.unilab.edu.br, via e-mail selecaomih@unilab.edu.br e/ou através dos telefones (85) 98924-4849/(85) 98702-4260.

Quilombolas e indígenas

O processo seletivo específico para quilombolas e indígenas para ingresso no mestrado interdisciplinar em Humanidades está disposto no edital nº 05/2020. São ofertadas 4 vagas, distribuídas entre as duas linhas de pesquisa. As vagas não ocupadas por candidatos das comunidades quilombolas poderão ser remanejadas para candidatos classificáveis dos povos indígenas e vice-versa.

A condição de quilombola será comprovada pelo candidato mediante Certidão de Autodeclaração (anexa ao edital) da Fundação Cultural Palmares (Moradores das Comunidades Remanescentes dos Quilombos) e declaração de que o candidato reside na comunidade quilombola, assinada pelo Presidente/Coordenador da Associação (também anexa), bem como de mais duas testemunhas da própria comunidade, sendo que uma das testemunhas deverá fazer parte da Direção/Coordenação da Associação. Será necessário conter na declaração o número/carimbo do CNPJ, o RG e o telefone do Presidente/Coordenador e das duas testemunhas.

Já a condição de indígena será comprovada pelo candidato mediante declaração da organização social do povo (cacique, pajé, conselho de lideranças ou outra representação de acordo com a organização interna de cada etnia) indicando o candidato como pertencente ao povo/etnia. A declaração consta nos anexos do edital e precisa ser assinada pelo cacique e mais duas lideranças da organização social. Nos povos cuja representação não é por cacique, devem assinar três lideranças.

Sobre o Mestrado Interdisciplinar em Humanidades

O Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (MIH) tem como finalidade contribuir para uma formação epistemológica, científica, cultural e crítica comprometida com a pesquisa e à docência de perspectiva interdisciplinar e intercultural na área de Humanidades, em consonância com o propósito de promover a internacionalização, interiorização e integração dos saberes práticos e teóricos. Com base nos saberes/conhecimentos gerados pelas investigações realizadas nas suas linhas de pesquisa, objetiva fomentar uma reflexão crítica e criativa sobre (e para a minimização dos) os efeitos decorrentes da crescente especialização e fragmentação do conhecimento científico.

As normas básicas de regência do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades estão estabelecidas no Regimento Geral de Pós-Graduação da Unilab e no Regimento Interno do curso, ambos com texto disponível na página eletrônica mih.unilab.edu.br.

CONTEÚDO RELACIONADO