Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Serviço de Promoção da Igualdade Racial realiza debates acerca dos desdobramentos do 13 de maio

Data de publicação  05/05/2021, 13:56
Saltar para o conteúdo da postagem

O Serviço de Promoção da Igualdade Racial (Sepir/Unilab) vai realizar duas lives na próxima semana, com o intuito de levantar debates críticos sobre o racismo e as discriminações vivenciadas pela população negra nos diferentes setores da sociedade. Os eventos ocorrem na semana do 13 de maio, data formalmente associada à assinatura da Lei Áurea no Brasil, e também do “14 de maio” – data que vem sendo reivindicada para a reflexão sobre os desdobramentos da aplicação desta lei na vida prática das populações afetadas. Ambas as transmissões ocorrem através do Canal Oficial da Unilab no YouTube. 

No próprio dia 13 (quinta-feira), às 16h, o bate-papo online traz o tema “Combate ao racismo e às discriminações – O Papel da Ciência”. Com mediação da professora Vera Rodrigues, docente da Unilab, o espaço traz como  convidados os também professores Antônio Novaes (da Universidade Federal da Paraíba, UFPB) e Iraneide Soares (da Universidade Estadual do Piauí, UESPI). A mesa institucional contará com a participação dos seguintes docentes da Unilab: o reitor, Roque Albuquerque; o pró-reitor de Políticas Afirmativas e Estudantis, James Ferreira, e o coordenador do Sepir, Evaldo Ribeiro Oliveira. 

Já na sexta-feira, dia 14, também às 16h, o tema do encontro será “Significados do 14 de maio para a população negra: Educação e Protagonismo das Mulheres Negras”. Dessa vez, o encontro é mediado pela docente Joanice Conceição, e traz como palestrantes a professora Rosalina Semedo e o professor Ivan Costa Lima. A mesa institucional terá a mesma composição do evento anterior. 

Categorias
Palavras-chave

CONTEÚDO RELACIONADO