Docente da Unilab é um dos autores do livro Racismo, relações de poder e história negra em Porto Alegre: séculos XIX e XX

Data de publicação  08/11/2023, 09:09
Postagem Atualizada há 6 meses
O pensamento e movimentos de mulheres e homens negros no sul do Brasil; vivências e experiências negras entre a escravidão e o pós-abolição; e cultura, pensamento e sociabilidade negra em Porto Alegre são alguns dos temas abordados pelo livro Racismo, relações de poder e história negra em Porto Alegre: séculos XIX-XX. No total, são 13 artigos escritos por pesquisadoras e pesquisadores que vêm estudando o racismo e a história negra em Porto Alegre, nesse período. Entre os pesquisadores e autor de um dos artigos do livro é o docente Arilson dos Santos Gomes, do Instituto de Humanidades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).
Gomes contribui no livro com o artigo intitulado Para superarmos as dificuldades: a Sociedade Floresta Aurora e a sua autonomia em busca de sua nova sede social (1958-1972). “Ele versa sobre as nuances da trajetória do clube social negro mais antigo do Brasil, criado em 1872, por negros e negras livres, e que em 2022 comemorou os seus 150 anos de existência”, contextualiza o docente.
A obra é organizada por José Rivair Macedo (UFRGS), Paulo Roberto Staudt Moreira (UFPEL) e  Vera Barroso (CHC Santa Casa). E tem o prefácio da diretora do Arquivo Nacional Ana Flávia Magalhães Pinto, que fará presencialmente a conferência de lançamento do livro no dia 27 de novembro, às 15h30, em Porto Alegre.

Lançamento do livro Racismo, relações de poder e história negra em Porto Alegre: séculos XIX-XX

Data e horário: 27 de novembro, às 15h30
Local: Local: Teatro CHC Santa Casa -Av. Independência, 75 – Porto Alegre/RS