Coordenação de Pesquisa da PROPPG apresenta o PlagDetect, sistema de detecção de plágios

Software utiliza Inteligência Artificial na identificação de similaridades entre trabalhos submetidos nos últimos 3 anos

Data de publicação  21/05/2021, 11:27

A Coordenação de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Unilab (CPQ/PROPPG) apresentou, nesta semana, o PlagDetect, um sistema de detecção de plágio em trabalhos acadêmicos concebido por equipe da própria instituição.

Compõem o time de desenvolvedores: o professor Allberson Bruno, coordenador da CPQ; os discentes Antônio Uamba e Lucas Maciel, ambos graduandos em Engenharia da Computação; e os servidores Renato Paiva e Pedro Lemos, lotados na CPQ.

O sistema é uma aplicação de Inteligência Artificial (AI), utilizando modelo de Deep Learning baseado em redes neurais LSTM (do inglês Long Short-Term Memory, ou “Memória longa de curto prazo”, em tradução livre), uma arquitetura de Rede Neural Recorrente (RNN) notadamente eficiente para processar linguagem natural em textos.

Dessa forma, é capaz de apreender características dos projetos submetidos à CPQ durante os últimos 3 anos (de 2019 a 2021), verificando, assim, se um projeto atual possui grau de similaridade com algum outro, anteriormente cadastrado na mesma base de dados. Portanto, trata-se de um software de “autoplágio”, ou seja: é capaz de estabelecer comparações exclusivamente entre os trabalhos da própria instituição.

Somente a Comissão Local de Iniciação Científica (CLIC) e própria PROPPG, por meio da CPQ, possuem acesso ao sistema.

O vídeo abaixo exibe a interface e as funcionalidades do PlagDetect. Confira:

A CPQ salienta que qualquer operacionalização do sistema passará por normatização interna, discutida amplamente com a comunidade acadêmica, de forma que a aplicação do software resulte em diminuição do trabalho manual nas análises dos trabalhos. O intuito é valorizar a produção intelectual dos pesquisadores.

A PROPPG, por meio da CPQ, encabeça junto ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA/Unilab) um processo de aquisição de software de detecção de plágio ainda mais amplo que o PlagDetect, sendo capaz de pesquisar em toda a Web por similaridades em relação aos documentos fornecido. Este software deverá ficar disponível para usufruto de toda a comunidade acadêmica.

CONTEÚDO RELACIONADO