II Seminário Negras e Negros no Ceará acontece de 25 a 27 de agosto. Inscreva-se!

O prazo para inscrições nas oficinas, minicursos e simpósios temáticos foi prorrogado. Confira na matéria.

Data de publicação  04/06/2021, 09:57

Nos dias 25, 26 e 27, acontecerá a segunda edição do Seminário Negras e Negros no Ceará, com o tema: “Rebelião dos jangadeiros – 140 anos: Ações afirmativas, cotas e Re-existências”, via plataforma digital. A programação é diversificada: mesas-redondas, simpósios temáticos, minicursos, oficinas e performances culturais.

Esta segunda edição do Seminário Negras e Negros no Ceará busca reunir instituições de ensino e pesquisa que possuam produção dentro deste campo de investigação, além de promover discussões que possibilitem, por um lado, a visibilização de formas de re-existências contra as penalidades do racismo antinegro no passado e no presente, e, por outro, a ampliação e efetivação das Políticas de Ações Afirmativas no Ceará.

A ação é promovida pelo Grupo de Estudos Discurso, Identidades, Raça e Gênero (GEDIRG), vinculado ao Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em História e Letras da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC/UECE), a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), a Universidade Regional do Cariri (URCA), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade de Fortaleza (Unifor), em parceria com movimentos sociais negros, coletivos culturais e Redes de Religiões Afro-brasileiras.

As inscrições para oficinas, minicursos e simpósios temáticos foi prorrogado, e deve ser feita diretamente no site do Evento. Confira tabela com novos prazos:

Atividade Período Aceite
Inscrições Gerais Ouvintes 01 de junho a 30 de julho
Proponentes de ST¹ 18 de junho a 05 de julho 09 de julho
Proponentes de Oficinas 18 de junho a 05 de julho 22 de julho
Proponentes de Minicurso 18 de junho a 05 de julho 22 de julho
Apresentadores de trabalhos em ST¹ 12 de julho a 30 de julho 05 de agosto

Os Simpósios Temáticos (ST’s – modalidade remota e síncrona) constituem atividade de grande destaque na programação do evento, porque oferecem espaço para apresentação e discussão de pesquisas concluídas ou em estágio avançado de desenvolvimento. O objetivo é reunir pesquisadores(as) acadêmicos(as), integrantes de movimentos sociais negros e lideranças comunitárias interessadas em temas ou em abordagens teórico-metodológicas afins, proporcionando um momento para o debate.

As propostas podem abranger as seguintes temáticas: Educação das Relações étnico-raciais, Leis 10.639/03 e 11.645/08, Ações Afirmativas, Políticas Públicas, Raça, Racismo, Discriminação Racial, Identidade Negra, Estudos Críticos sobre Branquitude, Movimentos Sociais e Ativismos Negros, Práticas Sociais, Antirracismo, Interseccionalidade entre Raça, Gênero e Classe, Religiosidade, Saúde Mental da População Negra, Estudos Africanos, Africanidades, Diáspora, Etnicidades, Territorialidade, Povos Tradicionais, Intelectualidade Africana e/ou Negra, Linguagens, Artes/Literatura Afro-Brasileira, Política, Sociedade e as suas interfaces com a trajetória das populações negras cearenses.

As propostas de ST’s podem ser submetidas contemplando alguma destas áreas temáticas, sendo que a ementa deve dialogar com o tema central do evento: Negras e Negros no Ceará.

Histórico do evento

O Seminário Negras e Negros no Ceará é um evento bianual. A segunda edição dá continuidade ao primeiro encontro, realizad na cidade do Crato (CE) em 2019, e protagonizada pela Universidade Regional do Cariri (URCA), com o objetivo de reunir pesquisadores acerca da História da Negra e do Negro no Ceará, bem como ser um espaço de debate social e acadêmico, a fim de realizar um mapeamento das produções científicas em diferentes áreas do conhecimento (História, Geografia, Educação, Antropologia, Estudos da Linguagem, entre outras) dedicadas ao referido tema.

CONTEÚDO RELACIONADO