“África e Diásporas” – Obra de Luís Tomás Domingos resgata tradições ancestrais

Data de publicação  22/09/2020, 09:59

“África e diásporas: divergências, diálogos e convergências” é o livro recém publicado por Luís Tomás Domingos, professor da Unilab vinculado ao Instituto de Humanidades (IH) no Ceará. Natural de Moçambique, o docente pretende, por meio dessa obra, rever as tradições ancestrais Africanas e resgatar seus valores fundamentais, com a finalidade de instigar africanos, afrodescendentes e a humanidade em geral ao reencontro identitário.

A publicação se identifica com a dinâmica de Sankofa: “se wo were fi na wo sankofa a yenkyi” (se você esquecer, não é proibido voltar atrás e reconstruir) ou simplesmente: “volte e busque o que ficou atrás”. Em outras palavras: qualquer que tenha sido perdido, esquecido, renunciado ou privado, pode ser reclamado, reavivado, preservado ou perpetuado. Um aprendizado do passado que reverbera no futuro.

“África e Diásporas” é uma publicação da Editora Appris, e sua venda está disponível através do Site da Appris, com cupom de desconto disponível.

Sobre o Autor

Professor da Unilab no Ceará, Luís Tomás Domingos é Doutor em Antropologia e Sociologia Política pela Universidade de Paris VIII, na França. Ele coordenada o Núcleo dos Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (NEAAB – Unilab). Atua principalmente nos seguintes temas: identidades sociocultural e política, étnico-raciais, religiosidade de Matriz Africana, estudos Africanos e Afrodescendentes, África, Brasil.

CONTEÚDO RELACIONADO