A sétima edição da Semana Universitária somou 2870 inscritos e teve 1028 apresentações de trabalhos

Data de publicação  22/06/2021, 09:21

Este ano, a Semana Universitária da Unilab adaptou-se ao contexto de pandemia e trouxe uma série de atividades na plataforma virtual, em quatro dias de evento (15 a 18 de junho). Na sétima edição – com o tema “Desafios da Universidade em tempos de isolamento social”- a Semuni somou 2870 inscritos e 76 eventos síncronos. A Semuni teve transmissão via canal criado para o evento, no YouTube, que somou mais de 1800 novos seguidores, e chegou-se à marca de 2029 inscritos.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG)  da Unilab, José Olavo Garantizado, os números da Semuni mostram que o evento foi um sucesso de público e audiência. “A comunidade acadêmica participou de forma ativa de todas as atividades. A Comissão Organizadora, liderada pela PROPPG, realizou um evento que marcou nossa instituição e que teve custo zero. Inovamos ao solicitar que as apresentações dos encontros fossem todas gravadas antecipadamente”, destaca Garantizado.

A estratégia de gravações antecipadas resultou em 1028 apresentações de trabalhos distribuídas nos encontros, que ainda podem ser conferidas no canal da Semuni. “Essa estratégia foi pensada para que nosso estudante, que não possui uma boa internet, não corresse o risco de sair nos momentos ao vivo ou no momento de sua apresentação. O resultado positivo foi que não teremos problemas de pendências para os docentes (quando os alunos não conseguem apresentar na Semana Universitária e o professor fica impedido de concorrer nos próximos editais)”, explica o pró-reitor.

Ele acrescenta, ainda, que houve melhoras no módulo de avaliação, uma vez que, nesta edição do evento, o avaliador teve acesso ao vídeo do estudante, ao resumo e, ainda, houve a possibilidade de dialogar sobre o trabalho, por meio do fórum interativo. Além das apresentações dos trabalhos, o evento somou 19 mesas redondas, 15 rodas de conversa, 3 atividades culturais, 9 palestras e 5 oficinas. Para auxiliar os eventos, houve a participação de quase 120 monitores, durante as atividades.

“Foram 449,2 mil impressões no YouTube (quantas vezes as miniaturas do vídeo foram mostradas para espectadores), 54 mil visualizações dos vídeos, de acordo com dados do dia 19 de junho de 2021. Com essa VII Semana Universitária, provamos que nossa instituição, mesmo na pandemia, pesquisou, participou, não parou”, pontua o pró-reitor José Olavo Garantizado.

CONTEÚDO RELACIONADO