Curso Básico de Direito Humano à Alimentação e à Nutrição Adequadas (Módulo I) – Inscrições até dia 16 (quinta-feira)
Na próxima quinta-feira (9), a partir das 9h (horário de Brasília), será o lançamento do Curso Básico de Direito Humano à Alimentação e à Nutrição Adequadas (Dhana), sob a coordenação da Organização Pelo Direito Humano à Alimentação e à Nutrição Adequadas (FIAN Brasil).
A mesa de abertura contará com a participação de Mauro Morelli, bispo emérito da Diocese de Duque de Caxias e São João de Meriti e do doutor e professor Flavio Luiz Schieck Valente, senior advisor em capacitação e treinamentos – FIAN Brasil, além do gerente da Divisão de Projetos Internacionais, representando a Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais (Prointer/Unilab), Segone Ndangalila Cossa.
Nesse momento, em que o direito humano à alimentação adequada se encontra ameaçado pelas crises que se agravaram a partir da pandemia do Covid -19, o Mecanismo de Facilitação da Participação das Universidades no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (MU Consan-CPLP), lança o curso Direito Humano à Alimentação Adequada.
Inscrições
Os candidatos poderão realizar sua inscrição até dia 16 de setembro, preenchendo o Formulário Eletrônico.
Segundo site da MU-Consan-CPLP, o Módulo I tem início dia 13 de setembro, com período de 4 meses. Com os seguintes pré-requisitos: ter acesso à internet e compreensão da língua portuguesa, escrita e falada. Não é exigida escolaridade ou formação específica. Aulas virtuais num total de 60h. Confira a cartilha do Módulo I.
Participação da Unilab
A Unilab participa da grade do curso com a ministração de disciplinas com o professor Bas’Ilele Malomalo, doutor em Sociologia, docente de graduação e do Mestrado Interdisciplinar de Humanidades (MIH), do Instituto de Humanidades e Letras (IHL/Malês/BA), coordenador do Grupo de Pesquisa África-Brasil: Produção de conhecimentos, sociedade civil, desenvolvimento e cidadania global, pesquisador associado do Centro dos Estudos das Culturas e Línguas Africanas e da Diáspora Negra (CLADIN-UNESP).
Sobre o curso
O objetivo do curso é ampliar o debate sobre as políticas públicas de soberania e segurança alimentar e nutricional e as demandas dos grupos sociais para a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), com foco nas estratégias de promoção da autonomia, saúde e bem estar comunitário. O Curso será oferecido totalmente online, em aulas virtuais num total de 60h, incluindo o tempo para leitura e exercícios. Online e gratuito, apresentado como publicação em formato PDF, o curso trata o assunto a partir da perspectiva dos direitos humanos (DH). Os módulos seguintes vão aprofundar a temática do Dhana pelos recortes do abastecimento, da exigibilidade e da economia.
Esse curso foi criado a partir de uma construção coletiva com os representantes do Mecanismo de Facilitação da Participação das Universidades no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (MU-CONSAN-CPLP). É desenvolvido com apoio financeiro do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com execução do INTERSSAN (Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação para Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional) – IBB – UNESP e apoio do Núcleo de Educação a Distância e Tecnologias da Informação em Saúde (FMB-UNESP).
Confira as informações AQUI! Dúvidas, podem enviar ao e-mail: extensaosanead@gmail.com.
O MU-CONSAN/CPLP é formado por representantes das universidades pertencentes à CPLP e Profissionais de diversas áreas, que atuam na pesquisa e promoção da soberania e segurança alimentar e nutricional nos países. Podem participar deste Mecanismo todas as organizações do ensino superior atuantes nos países membros da Comunidade na área de agricultura, alimentação e nutrição e seus temas transversais.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Burkina Faso e os Resquícios do Colonialismo Francês é tema de debate no dia 19/09, às 14h, em Palmares II; inscrições abertas
- Unilab divulga resultado final do PSEI 2023 e convoca aprovados para o próximo semestre letivo
- Acordos e diálogos de cooperação marcaram a primeira missão da Unilab em São Tomé e Príncipe
- Unilab participa da cerimônia de relançamento do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), em Brasília/DF
- Provas para seleção de estudantes internacionais são aplicadas de 3 a 9/12