Servidores da Unilab participam de curso de formação sobre a Plataforma +Brasil

Data de publicação  01/09/2021, 17:07

Dez servidores técnico-administrativos em educação, além de docentes da Unilab, participam de curso de formação da Plataforma + Brasil, iniciado na última terça-feira (31/08) e que segue até o dia 2 de setembro, no campus das Auroras. A proposta do curso é capacitá-los para a utilização dessa ferramenta, atendendo às portarias do Ministério da Economia. Participam da formação servidores da Unilab das Pró-Reitorias de Planejamento (Proplan); de Administração (Proad); de Relações Institucionais e Internacionais (Prointer); e de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg).

A Plataforma +Brasil constitui ferramenta integrada e centralizada, com dados abertos, destinada à informatização e à operacionalização das transferências de recursos oriundos do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social da União a órgão ou entidade da administração pública estadual, distrital, municipal, direta ou indireta, consórcios públicos e entidades privadas sem fins lucrativos. “A plataforma mais Brasil congrega várias ações do governo federal, entre elas a execução, o monitoramento e o acompanhamento de recursos públicos para entidades públicas, OSCs e fundações de apoio. A importância desse curso é capacitar os servidores para utilizar esse sistema, para gerenciar projetos, convênios e termos de cooperação”, explica Claudia Aiub, docente da Unilab que está contribuindo com essa formação.

A portaria publicada pelo Ministério da Economia, que trata da Plataforma, tem como objetivo, segundo aponta, “estabelecer condições para o aprimoramento das práticas e processos de transferências de recursos da União, operacionalizadas pela Plataforma +Brasil, a fim de assegurar uniformidade, geração de valor público, racionalização e transparência no uso desses recursos”. O curso na Unilab acontece de forma presencial, no Ceará, com capacitação sendo feita por uma equipe de Brasília, que já tem experiência de utilização dessa Plataforma.

CONTEÚDO RELACIONADO