Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Inscrições abertas até 10/12 para o Mestrado em Estudos de Linguagens: contextos lusófonos Brasil-África

Serão ofertadas 20 vagas. Os interessados podem se inscrever até o dia 10 de dezembro.

Data de publicação  27/10/2021, 15:36
Postagem Atualizada há 2 dias
Saltar para o conteúdo da postagem

De 29 de novembro a 10 de dezembro, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira abre as inscrições para o curso de mestrado em “Estudos de Linguagens: contextos lusófonos Brasil-África”, que acontece no campus dos Malês, em São Francisco do Conde (Bahia), para ingresso em janeiro de 2022 (semestre letivo 2021.2). As inscrições serão realizadas das seguintes formas:

  • por meio eletrônico: envio de documentos exigidos (em pdf), conforme edital, para o endereço: selecaomelmales@unilab.edu.br; ou
  • presencial: entrega da documentação de inscrição na recepção da Unilab Campus dos Malês (Av. Juvenal Eugênio Queiroz, s/n – Centro – São Francisco do Conde, Bahia).

Podem inscrever-se no processo seletivo candidatos (as) portador(a) de título de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil. Os portadores de títulos de graduação obtidos no exterior e ainda não reconhecidos no Brasil deverão obter documentação relativa à revalidação do título e apresentá-la no ato da matrícula.

Vagas

Serão ofertadas 20 vagas, distribuídas equitativamente entre as três linhas de pesquisa: Estudos linguísticos e suas interfaces; Estudos literários e suas interfaces; e Estudos das linguagens em contextos educacionais.

As vagas serão distribuídas da seguinte forma: 70% serão destinadas à ampla concorrência, duas vagas para docentes da rede pública da educação básica, uma vaga para servidores técnico-administrativos (tae) da Unilab e uma vaga para alunos internacionais. Também serão destinadas vagas para o Programa de Ações Afirmativas da Unilab, conforme edital.

Seleção e cronograma

O processo seletivo do mestrado consiste em avaliação escrita; avaliação dos (as) candidatos (as) inscritas pelo Programa de Ações Afirmativas; entrevista oral com base no projeto de pesquisa apresentado, bem como na avaliação escrita realizada pelo (a) candidato (a); além de análise de currículo lattes.

A realização do exame escrito será no dia 10 de janeiro de 2022 e o período de arguição será entre 24 a 27 de janeiro de 2022. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 11 de fevereiro.

Mestrado

O mestrado é presencial e tem como objetivo geral fomentar as pesquisas acerca das africanidades e afrobrasilidades no campo das linguagens, atendendo às demandas contemporâneas vinculadas à cultura, às questões sociais e identitárias, às tecnologias e linguagens e ao aperfeiçoamento educacional da região em que está  inserido. Busca, portanto, contribuir para a integração entre o Brasil e os demais países  da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e para o desenvolvimento econômico e social desses países por meio da formação de pesquisadoresprofessores  aptos a lidar com a pesquisa e o ensino em/da língua portuguesa e literaturas em sua complexidade sóciohistóricogeográfica.

  • Todas as informações sobre esse processo seletivo encontra-se no edital de seleção nº 01/2021.

 

Categorias
Palavras-chave

CONTEÚDO RELACIONADO