Conheça o Serviço de Estágio Curricular (SEC), novo órgão vinculado à Prograd

O SEC será coordenado pela professora Izabel Cristina dos Santos Teixeira.

Data de publicação  21/12/2021, 11:42

A reitoria da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab) criou o Serviço de Estágio Curricular (SEC), órgão vinculado à Pró-reitoria de Graduação (Prograd) com funcionamento dentro da Coordenação de Ensino de Graduação e Seleção (COEGS/Prograd). O SEC será responsável por propor e acompanhar a implementação das políticas de estágio da Unilab.

Dentre os objetivos do  SEC estão o desenvolvimento de ações que viabilizam a realização dos estágios obrigatórios e não-obrigatórios dos cursos de graduação da universidade (com base na Resolução Consepe/Unilab Nº 87, de 10 de Junho de 2021, que reedita, com alterações, a Resolução nº 15/2017/Consuni, de 27 de junho de 2017), com o intuito de promover a integração do saber acadêmico à prática profissional, bem como garantir o cumprimento das legislações referentes ao estágio.

À frente do SEC estará Izabel Cristina dos Santos Teixeira, docente vinculada ao Instituto de Linguagens e Literatura (ILL). No último dia 17, a docente esteve em reunião virtual com coordenadores de graduação e de estágio, e diretores de institutos. Na ocasião, foram expostas demandas peculiares de cada curso, tanto do Ceará quanto da Bahia. A proposta é construir pautas de ações coletivas voltadas a contribuir para o desenvolvimento novo setor, considerado o elo que estava faltando para o estabelecimento do diálogo entre os coordenadores de estágios nos cursos e a Prograd.

Reunião de apresentação do setor foi realizada no dia 17 de dezembro.

O recém-criado Serviço de Estágio Curricular tem por atribuições:

a) Coordenar e avaliar a política de estágios na Unilab,  instituindo ações que visam ao atendimento das normativas referentes a estágio curricular, obrigatório e não obrigatório, além de apoiar ações de divulgação e ingresso nos estágios.

b) Supervisionar o cumprimento das normas estabelecidas pela Resolução Consepe/Unilab Nº 87 de 2021

c) Auxiliar as coordenações de estágios dos cursos nas questões relativas aos estágios curriculares obrigatórios.

d) Divulgar as oportunidades de estágio de empresas (órgãos concedentes – referência ao Termo de Compromisso obrigatório para o exercício do estágio) e agentes de integração conveniados com a UNILAB.

e) Analisar, gerenciar e acompanhar propostas de convênios e de termos aditivos dos estágios obrigatórios.

f) Promover e dar apoio às ações integradas para o compartilhamento de experiências de estágio obrigatório.

e) Manter arquivos atualizados  sobre legislação, convênios e outros documentos relativos a Estágios na UNILAB.

CONTEÚDO RELACIONADO