Confira o episódio #06 do Insight Podcast: “Ecocidadania, ubuntu-bisoidade e iniciativas emancipatórias negras”

Com a participação do professor Basilele Malomalo

Data de publicação  23/12/2021, 11:18
A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (PROPPG/Unilab), por meio do seu perfil no Instagram, lança o episódio #06 do Insight Podcast, intitulado  “Ecocidadania, ubuntu-bisoidade e iniciativas emancipatórias negras”. O episódio conta com a participação do professor Bas’Ilele Malomalo, docente vinculado ao Instituto de Humanidades e Letras do Campus dos Malês (IHL/Malês) e ao Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (MIH). A apresentação fica a cargo do professor Allberson Dantas, coordenador de Pesquisa da PROPPG, e de Michelle Alexandre, graduanda em Engenharia da Computação e bolsista da Pró-reitoria..

A temática abordada no episódio deriva da pesquisa já realizada pelo professor Bas’Ilele Malomalo, também já contemplada pelo Programa Institucional de Bolsas para Iniciação Científica (Pibic/Unilab) . O docente apresenta o tema como um “conjunto de ações históricas desenvolvidas pelas populações negras no continente africano, bem como em suas diásporas, em prol da sua emancipação, no âmbito econômico, político, social e espiritual”. O docente traz como exemplos os impérios de Kemet, Kush (no Egito Antigo) e Congo, e a formação de quilombos (como foi o caso de Palmares), além de movimentos negros contemporâneos pelo mundo e suas organizações, trazendo foco para o Kilombo de Tenondé, na Bahia, e uma comunidade no Senegal.

Sobre o Insight Podcast

Nas palavras do professor Allberson Dantas, o Insight Podcast é “um podcast curto voltado à divulgação das pesquisas realizadas no âmbito da Unilab”. O programa teve sua estreia no dia 19 de novembro, sempre publicado no próprio Instagram da PROPPG. De lá pra cá, já foram entrevistados docentes como Aluísio Fonseca, Raquel Eloy, James Moura e Cleiton Sousa – além, é claro, da última edição com Bas’Ilele Malomalo.

Pesquisadores da Unilab que desejarem a divulgação de suas pesquisas via PROPPG ou mesmo via Insight Podcast estão convidados(as) a manifestar interesse preenchendo o formulário de solicitação de publicação nas redes, disponível no site da PROPPG.

CONTEÚDO RELACIONADO