Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Pluriverso Podcast apresenta nova temporada com entrevistas com mestres e mestras da cultura e notório saber

Data de publicação  14/02/2022, 14:04
Saltar para o conteúdo da postagem

O Pluriverso Podcast está com uma nova temporada de entrevistas com Mestres e Mestras da Cultura e Notório Saber, que é uma extensão do programa Áfricas do Joá, coordenado pela professora do Instituto de Humanidades, Larissa Gabarra. A bolsista Renara Régia é discente do curso de História da Unilab e é também fundadora e apresentadora do Pluriverso Podcast. O primeiro episódio de entrevista com a rendeira dona Cleide  já disponível na plataforma do Spotify.

Essa nova temporada  tem como objetivo valorizar as culturas diversas – principalmente as de matrizes africanas -, presentes do contexto brasileiro, por meio da promoção e a da aproximação do conhecimento acadêmico com o conhecimento popular, além de ser um espaço de trocas saberes. Visa também ultrapassar os limites do discurso academicista pela aproximação de vínculos, de maneira interativa, produzir e promover conhecimentos novos.

A perspectiva de trabalho é de dar ouvidos àquelas figuras sociais históricas que há muito foram silenciadas, ao disseminar informações de qualidade, que são fundamentais para a educação e importantes para serem reconhecidas e terem seus saberes difundidos nas escolas, podendo ser, inclusive, ferramentas para um método educativo inclusivo.

O objetivo principal é causar a formação de jovens e adultos mais conscientes de suas heranças culturais, leitores de seu próprio mundo, conscientes de si e dos lugares sociais que lhes são impostos, por meio do conhecimento da história e das diversas culturas de matrizes africanas, sejam elas na África ou na diáspora – mas não só. Busca também divulgar a história e construção das sociedades e possibilitar que jovens e adultos se reconheçam em seu próprio mundo. Assim, como eixos norteadores dos debates promovidos nos episódios, estão valores como a experiência de vida, a transmissão de conhecimento e a representatividade social, como temas estimuladores das entrevistas.

Algumas dessas pessoas já são legitimadas pelo edital da Secult- CE, outras ainda sob a nuvem do esquecimento. As entrevistas realizadas servirão como espaço de escuta dessas vozes que foram silenciadas, ao contarem  suas vivências, poderem estimular a autoestima de si e também das ouvintes. Entenda melhor ouvindo o episódio de apresentação da segunda temporada neste link.

Categorias
Palavras-chave

CONTEÚDO RELACIONADO