Serviço de transporte universitário do município de Maracanaú para a Unilab/CE foi acolhido com satisfação pela Reitoria da Unilab

O serviço é disponibilizado pelo governo municipal aos estudantes da Unilab/CE, junto à Secretaria de Educação de Maracanaú

Data de publicação  05/04/2022, 11:09

Na última quinta-feira (31 de março), a vice-reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Cláudia Ramos Carioca, recebeu a comitiva municipal de Maracanaú para visita institucional e cerimônia de lançamento do serviço público municipal de “Transporte Universitário para Unilab”, que viabilizará o intercâmbio de estudantes moradores no município de Maracanaú aos campi da Unilab, localizados nos municípios de Acarape e de Redenção, todos no Ceará.

Estiveram presentes no Campus das Auroras, em Redenção, a equipe de profissionais da Unilab, a professora e vice-reitora da Unilab, Cláudia Carioca, a pró-reitora de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae), Maria Rita Oliveira, o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, acompanhado do secretário de Educação, George Valentim, além dos secretários municipais, vereadores e demais estudantes, que participaram da viagem inaugural com destino à Unilab.

“Transporte Universitário para Unilab”, serviço público municipal de Maracanaú/CE

O serviço, disponibilizado pela prefeitura de Maracanaú, visa atender aos estudantes da Unilab, que comprovem a moradia no município, que estejam cadastrados no programa de transferência de renda do Governo Federal – Auxílio Brasil, e estejam devidamente matriculados nos cursos presenciais da Unilab, ofertados nos campi do Ceará.

Além do lançamento do serviço de transporte, foram entregues algumas carteirinhas estudantis, para utilização no transporte universitário, aos estudantes unilabianos presentes na cerimônia. O cadastro dos interessados deverá ser solicitado junto à Secretaria de Educação de Maracanaú/CE.

Thiago Diniz e Flávia de Freitas, Licen. em Letras – Líng. Portuguesa (5º sem.); Madson Silva, Licen. História (4º sem.); Diana Nogueira, Bach. Enfermagem (4º sem.)

Para o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, a promessa de disponibilidade do serviço de transporte universitário gratuito aos estudantes da Unilab, que já estava pronto desde antes do período da Pandemia da Covid19, foi cumprida: “A nossa preocupação não é só com o transporte dos estudantes. É também com a segurança e a pontualidade, para não perder a hora do início das aulas. Parabéns à Unilab e aos alunos de Maracanaú!”.

Segundo o secretário de Educação de Maracanaú, George Valentim, serão entregues cerca de 100 carteirinhas de estudantes já cadastrados junto ao órgão.

Roberto Pessoa, prefeito de Maracanaú/CE

Emocionada pelo reencontro presencial com todos os participantes do evento, em especial com a comunidade acadêmica, a professora e vice-reitora da Unilab, Cláudia Carioca, declarou está satisfeita em “vê-los, presencialmente, fisicamente, não estamos na “telinha”, que foi uma realidade muito dura, ao qual passamos durante esse tempo”.

Sobre a ação, a vice-reitora relatou que houve uma interlocução efetiva entre o reitor, Roque Albuquerque, e o prefeito Roberto Pessoa, visando a materialização da ação que beneficiaria positivamente os estudantes da Unilab, que sofrem, entre outros percalços, com a distância entre as localidades e as várias situações quanto ao atendimento do serviço de transporte público intermunicipal usual.

Cláudia Carioca, vice-reitora e professora da Unilab,

“Quero dizer da nossa satisfação em termos essa parceria (entre a Unilab e a prefeitura de Maracanaú) e estarmos fazendo o planejamento para atender às expectativas, não somente da comunidade do Maciço de Baturité, mas também de nossos vizinhos, isso incluindo-se a Prefeitura de Maracanaú, através do gestor Roberto Pessoa”, declarou Cláudia.

Quanto a Unilab, “Nesta casa, os alunos são o que temos de mais importante. Sintam-se em casa! Esta universidade planejou e trabalhou para que o retorno presencial na Unilab acontecesse de forma segura e efetiva, oferecendo benefício aos nossos estudantes”. Como exemplo, a vice-reitora informou que a reabertura do restaurante universitário (RU) foi programada para acontecer no dia do início do Letivo 2021.2, (aula presencial), segunda-feira (4). Confira a matéria!

Paulo Pitaguany, estudante de Administração Pública e Cláudia Carioca, vice-reitora da Unilab

Entre os estudantes que receberam a carteirinha estudantil, está o indígena, Paulo Sérgio Pitaguany, estudante do 5º semestre do curso de bacharelado em Administração Pública, vinculado ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa), e membro da Comissão dos Estudantes da Unilab em Maracanaú, composta por 6 estudantes – indígenas e não indígenas – juntamente com o professor municipal, André Albuquerque.

Segundo Pitaguany, esta solicitação do serviço vem desde 2017, sendo disponibilizado em 2020, antes da Pandemia, pela nova gestão do atual prefeito. Para ele, a importância desse transporte é “possibilitar o acesso dos novos estudantes à Universidade”. Já para os que estão cursando a Unilab, Paulo Sérgio esclareceu que o serviço vai “viabilizar o acesso à universidade sem pagarmos preços exorbitantes, que são praticados pelas linhas convencionais”. Destacou ainda que, os estudantes moradores de Maracanaú, por não fazerem parte da região do Maciço de Baturité, tinham que pagar o valor inteiro das passagens, se quisessem ir para a universidade.

Comunidade acadêmica e demais autoridades participantes no Campus das Auroras, Redenção/CE

CONTEÚDO RELACIONADO