“Interfaces das Literaturas dos PALOPs com a Literatura Brasileira” é tema da oficina do PETHL/Unilab, nesta quinta-feira (28), às 14h

Data de publicação  25/04/2022, 08:45

Nos dias 26 (terça-feira) e 28 (quinta-feira) de abril, o Programa de Educação Tutorial de Humanidades e Letras (PETHL/Unilab) realizará oficinas temáticas sobre metodologias em audiovisual e literaturas – brasileira e dos países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

As atividades são coordenadas pela equipe do “Projeto Desempenho Acadêmico Nota 10” e serão presenciais, distribuídas nas salas 310, sempre às 14h, nos blocos II e III, da Unidade Acadêmica dos Palmares, em Acarape/CE.

Garanta já a sua vaga! Preencha corretamente o Formulário Eletrônico para garantir o seu certificado de participação.

Para ministrar as atividades, foram convidados: Eliaquim Gonçalves, realizador em audiovisual, e Izabel Cristina Teixeira, professora vinculada ao Instituto de Linguagens e Literaturas (ILL/Unilab), vice-coordenadora do ao Curso de Letras e chefe do Serviço de Estágio Curricular da Coordenação de Ensino de Graduação e Seleção (Coegs/Prograd).

Eliaquim apresentará as metodologias possíveis para realizar um audiovisual como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), trazendo a sua própria experiência, enquanto a professora Isabel nos mostrará as interfaces da produção literária do Brasil e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.

Sobre o PETHL

A proposta da formação de grupo “PET respeito à diversidade cultural: o papel da lógica e da retórica na constituição do eu cidadão”, locada na Área de Humanidade e Letras da Unilab, tem como objetivo fortalecer as práticas interdisciplinares focadas na tríade ensino-pesquisa-extensão, envolvendo os alunos, docentes e comunidade. A proposta prevê a formação do aluno para o exercício da cidadania, o que exige o desenvolvimento das competências lógica e retórica. A lógica aqui é entendida como investigação acerca do modo pelo qual o pensamento ocorre na mente humana e em linguagem natural. Embutir nossos pensamentos e crenças em argumentos que os justifiquem constitui um exercício de cuidado com o “outro”, uma vez que estamos oferecendo a ele subsídios para que “aceite”, “rejeite”, “reformule”, “comente”, “colabore” com aquilo que acreditamos, o que é necessário para que as pessoas coletivamente se reconheçam como membros de uma sociedade que constitui uma construção global. Por sua vez, a competência retórica concerne à capacidade de gerenciar e superar conflitos, construindo normas negociadas de convivialidade, o que é indispensável às situações de interdependências internacionais.

Para outras informações visite a página do Pethl/Unilab ou entre em contato pelo e-mail: pethl@unilab.edu.br.

Siga-nos no Instagram – Programa @pethldaunilab.

Nossas atividades estão no nosso canal do Youtube.

CONTEÚDO RELACIONADO