Unilab recebe visita do Conselho Regional de Serviço Social (Cress-CE)
A equipe da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Propae/Unilab) recebeu a visita das agentes fiscais do Conselho Regional de Serviço Social 3° Região (Cress-CE), responsáveis pela orientação e fiscalização das atividades, ações desenvolvidas e pelos serviços prestados à comunidade acadêmica.
A visita
A reunião teve início com o acolhimento às conselheiras da gestão Cress-CE “Ver cores nas cinzas e a vida reinventar”: Liana Brito e Maria Auxiliadora, pela pedagoga e pró-Reitora da Propae, Maria Rita Oliveira e pelas assistentes sociais: Yanne Machado – gerente do Núcleo de Atendimento Social ao Estudante (Nae), vinculado à Coordenação de Políticas Estudantis (Coest/Propae), Maria do Socorro Maciel e Maria Maiara Rodrigues.
Atualmente a equipe de serviço social da Unilab é composta por 06 profissionais (Aline Crispim, Bruno Lopes, Thacyana Karla, Socorro Maciel, Maiara de Araújo e Yanne Machado) que compõem o NAE, que está localizado na sala da Coest, ao lado do auditório do campus da Liberdade (Redenção/CE), junto ao gabinete da Propae, Divisão de Alimentação e Nutrição (Dan) e Divisão de Atenção à Saúde do Estudante (Diase).
Quanto às atividades ocupacionais na Unilab, desde o princípio a equipe do NAE/Coest tinha o desejo de aproximar o diálogo com o Cress. As conversas foram iniciadas este ano (2022), por reuniões virtuais, devido ao período da pandemia da Covid-19. Agora em julho, foi possível o encontro presencial, objetivando apresentar as condições de trabalho e éticas, as dificuldades e o potencial da equipe de serviço social da Unilab.
Após as primeiras reuniões, as fiscais do Cress – comissão fiscalizadora, sentiram a necessidade de ter a visita in loco para conhecer as instalações, os trabalhos realizados e os instrumentos utilizados pelo serviço social, a documentação utilizada pela instituição, como também, dar orientações e suportes aos profissionais visando a melhoria e aperfeiçoamento das atividades. Para Yanne, o desafio é “tentar desfazer os ‘gargalos’ para desenvolver e melhorar o serviço social na Unilab, beneficiando diretamente os estudantes com essa ação”.
Após visitar aos espaços, as fiscais conversaram com a pedagoga e pró-Reitora da Propae, Maria Rita Oliveira, que apresentou as ações planejadas e em execução da Propae no atendimento aos estudantes nacionais e aos internacionais dos países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). Conforme dados do portal Unilab em Números, temos um total de 4.384 estudantes ativos nos cursos de graduação (formato presencial e a distância).
Prestação de serviços
Entre outros serviços, a Coest trabalha com o Programa de Assistência ao Estudante (PAES), que visa qualificar a permanência dos estudantes vulneráveis socioeconomicamente.
No momento, a Unilab não dispõe do Sistema de Assistência Estudantil (SAE) específico e totalmente aperfeiçoado, dessa forma, o trabalho da seleção social e econômica tem sido executado ainda de forma manual e pelo sistema, de forma paralela. “Acarretando mais dificuldades no nosso trabalho. Diante dos vários comandos desgastantes à executar podendo gerar adoecimentos laborais na equipe”, relatou a assistente social.
Quanto à produtividade laboral, os assistentes sociais da Unilab baseiam-se na Resolução e Código de Ética específicos da profissão, além das normativas e regulamentações sobre a assistência estudantil a nível nacional. Mesmo assim, Yanne Machado explica a necessidade da parceria com o Cress, para dar um suporte nas ações, além de reforçar na implantação, funcionalidade e atualização de todo o Sistema de Assistência Estudantil, buscando a melhoria de todos os envolvidos.
Como destaque, a equipe social foi ampliada através da chegada da assistente social Maiara de Araújo, permitindo que as ações e trabalhos desenvolvidos pelo NAE sejam ampliadas no âmbito da universidade, principalmente relacionadas ao atendimento das necessidades estudantis.
Outro desejo da equipe do Nae é esclarecer o papel do “Serviço Social” na Unilab: o que ele é; o que ele faz (ações atividades), qual a diferença entre serviço social, assistente social, assistência social e assistencialismo.
Ressalta-se que, assistentes sociais são profissionais que cursaram uma faculdade de Serviço Social (reconhecida pelo Ministério da Educação) e possuem registro no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) do estado em que atuam. A profissão é regida pela Lei Federal 8.662/1993, que estabelece suas competências e atribuições.
Para saber mais acesse o Folheto Informativo.
Sob a coordenação de Carlos Tavares, as ações da Coordenação de Políticas Estudantis (Coest/Propae) estão sendo executadas de forma híbrida. E, visando os novos desafios que virão para o serviço social, os servidores estão participando do curso de capacitação para implantação do sistema de teletrabalho, que faz parte do Programa de Gestão e Desempenho, desenvolvido pela Superintendência de Gestão de Pessoal (SGP).
Conforme o planejamento das ações da Coest, a gerente do Nae informou que são realizadas reuniões de monitoramento, atividades quanto aos atendimentos presenciais aos estudantes e o planejamento interno durante a semana. O trabalho é guiado pelo Plano de Atuação do Serviço Social na Unilab, lançado recentemente pela equipe.
Etapas da análise
Para Liana Brito, assistente social, professora aposentada da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e atualmente conselheira do Cress-CE, gestão “Ver cores nas cinzas e a vida reinventar”, saber que o serviço social da Unilab está realizando um trabalho de qualidade junto aos estudantes dentro da política de assistência estudantil. Foi a “reafirmação do que conhecemos através do diálogo com as assistentes sociais”. Causou-lhe uma sensação e impressão muito positiva da responsabilidade e do compromisso desses profissionais com a instituição. Como também, quanto importância ao Cress, alegrou-se em saber que a Unilab abriu o curso de bacharelado em Serviço Social, além do ganho maior na oferta do curso de bacharel em Medicina, para melhor atender às comunidades do Maciço de Baturité e dos países da Palop. A “Unilab cumpre uma função social importantíssima. Parabenizo a universidade, desejo que possa se manter para além desses 12 anos”, afirmou Liana Brito.
Em sequência, será produzido e discutido com equipe do Cress – conselheiros e agentes de orientação e fiscalização – um relatório de avaliação e enviado posteriormente a devolutiva para Unilab. A atividade de fiscalização realizada pelo Conselho Regional, segundo Liana, vai para além. “Temos uma preocupação de orientação pedagógica, de trocar informações e dialogar sobre as dificuldades inerentes aos profissionais de serviço social também de outras áreas”.
Outras informações, no NAE/Coest/Propae: (85) 3332.6259 ou pelo e-mail: (nae@unilab.edu.br).