Núcleo de Inovação Tecnológica da Unilab (NIT) divulga cartilhas informativas sobre: Registro de Programa de Computador e Depósito de Pedido de Patente de Invenção

Data de publicação  02/09/2022, 10:11

O Núcleo de Inovação Tecnológica da Unilab (Nit), vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg), divulga à comunidade acadêmica cartilhas informativas sobre: Registro de Programa de Computador e Depósito de Pedido de Patente de Invenção.

Leia com atenção:

Registro de Programa de Computador

Depósito de Pedido de Patente de Invenção

A divulgação das duas cartilhas em questão tem como finalidade prover a comunidade da Unilab de informações para registro junto aos órgãos competentes das atividades inventivas/inovadoras desenvolvidas no ambiente universitário.

O Nit se disponibiliza para prestar todo o suporte necessário para aqueles que desejam realizar o registro junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) das invenções ocorridas na universidade.

A patente de uma invenção é a garantia de que ela estará protegida contra explorações indevidas, principalmente por empresas do mesmo segmento. É através dela que os inventores detêm o privilégio e o direito de propriedade e uso exclusivo do produto em questão.

O Núcleo atua na coordenação das atividades de proteção dos direitos de propriedade intelectual e transferência de tecnologia gerada pelos membros do corpo docente, discente, técnico-administrativo, estagiários, bolsistas e voluntários, no âmbito da instituição.

A Importância do Registro de Propriedade Intelectual para a Universidade

As Universidades Públicas detêm praticamente o monopólio da pesquisa no Brasil. São, por conseguinte, o maior potencial inovador. Nesse sentido, faz-se necessário uma ampla divulgação quanto à importância da proteção da propriedade intelectual, fruto do resultado da pesquisa nessas instituições, como bem público. O uso adequado da propriedade intelectual pode não só gerar benefícios econômicos às Universidades Públicas, permitindo a realização de uma pesquisa sustentável, como também poderá se constituir num importante instrumento para o desenvolvimento econômico e tecnológico nacional. Além destas, destacamos as vantagens do registro de propriedades intelectuais para os pesquisadores e alunos, ao passo que registros de propriedades intelectuais dão visibilidade às pesquisas realizadas, contam pontos em regimes de progressão de carreira e até pontuações em concursos públicos.

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/Proppg) foi criado em 10 de dezembro de 2013, com principal função de coordenar as atividades de proteção dos direitos de propriedade intelectual e transferência de tecnologia gerada pelos membros do corpo docente, discente, técnico-administrativo, estagiários, bolsistas e voluntários, no âmbito da Unilab.

Outras informações junto ao Núcleo de Inovação Tecnológica da Unilab (Nit/Proppg) no e-mail: (nit@unilab.edu.br), pelo telefone (85) 3332-6188 ou no site da Proppg.

Matéria relacionada: Nit/Unilab abre prazo de inscrições para Curso sobre Propriedade Intelectual, até dia 31

CONTEÚDO RELACIONADO