Webinar “Amílcar Cabral e os desafios atuais da África e suas diásporas” acontece hoje (segunda-feira, 12). Inscrições abertas!
Nesta segunda-feira (12), a partir das 10h30, tem início o Webinar “Amílcar Cabral e os desafios atuais da África e suas diásporas”, promovido pelo Centro de Estudos Africana (CEA-Malês) e Associação dos Estudantes e Amigos da África, ASEA, Campus dos Malês, na Bahia.
As inscrições podem ser feitas através do Formulário Eletrônico.
A ideia principal do evento é promover reflexões sobre os legados filosóficos de Amílcar Cabral nesta encruzilhada marcada pelos desafios da construção da unidade africana, como mecanismo político de resistência. Além de proporcionar uma uma reflexão sobre as quatro esferas do pensamento de Amílcar Cabral: Educação, Unidade, Mobilidade e Epistemologia. Essas esferas são partes decisivas para um processo de renascença africana baseado na organização social e no que Amílcar Cabral denominava de reafricanização de espíritos e de mentalidades. No contexto africano continental e diaspórico os currículos escolares/universitários continuam sob influência de ideologias racistas, xenofóbicas, sedimentadas pelo sistema (neo)colonial.
O evento será online, com a transmissão via plataforma Youtube da Associação dos Estudantes e Amigos da África (ASEA). Haverá certificação para os participantes com frequência de, no mínimo, 70% das atividades.
Outras informações pelo e-mail: (asea.saofrancisco@gmail.com) e pelo Facebook (aseasfc).
Confira a programação:

CONTEÚDO RELACIONADO
- Projeto de extensão Mwana´Ngola, na área de danças tradicionais de Angola, está com inscrições abertas para novos integrantes
- Licenciatura em Educação Escolar Quilombola inicia curso no campus dos Malês, com 30 estudantes quilombolas
- Campus dos Malês da Unilab celebra formatura de 67 graduados, de 6 cursos
- Nos dias 03 a 5/02, acontece o Seminário de Ambientação Acadêmica do campus dos Malês
- I Congresso de Educação Afrocentrada acontece nos dias 5 a 9 de maio de 2025, no campus dos Malês/Unilab, Uneb e de forma remota