Chamamento público para Ações Afirmativas de Concessão de Bolsas de Estudo e Permanência para cursos de graduação e programas de pós-graduação está com inscrições abertas até 27/09.

Data de publicação  13/09/2022, 11:50

A Coordenação de Direitos Humanos e Ações Afirmativas, vinculado ao Serviço de Promoção à Igualdade Racial (Sepir/CDHAA/Unilab), divulga o edital de chamamento público para Ações Afirmativas de Concessão de Bolsas de Estudo e Permanência para Cursos de Graduação e Programas de Pós-Graduação – 2022, destinado à estudantes negro(as).

As inscrições para os cursos interessados vão até dia 27 de setembro de 2022.

O preenchimento do formulário de inscrição e o envio (upload) dos documentos solicitados no edital para concessão de bolsas.

O edital decorre do termo de ajustamento de conduta (TAC), celebrado entre Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MPRS), o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE-RS), a Defensoria Pública da União (DPU) e o Carrefour após a morte de João Alberto Silveira de Freitas nas dependências de uma unidade da rede em Porto Alegre em novembro de 2020.

A equipe do Sepir/Unilab recomenda a inscrição de todos estudantes dos cursos de graduação e programas de pós-graduação (modalidade presencial), disponíveis pela Unilab, que atendem ao público-alvo do edital. Os cursos interessados podem contatar o SEPIR para informações e organização dos documentos exigidos na inscrição, via e-mail: (cdhaa@unilab.edu.br).

As bolsas têm os valores brutos:

– R$ 1.000/mês para alunos(as) de graduação e especialização;

– R$ 3.500/mês para alunos(as) de mestrado;

– R$ 5.000/mês para alunos(as) de doutorado.

A bolsa será renovada até a conclusão do curso, observadas as condições do Edital Carrefour.

O Carrefour destinará R$ 68 milhões para a concessão das bolsas. Serão R$ 20 milhões para estudantes de graduação, R$ 30 milhões para estudantes de mestrado, R$ 10 milhões para doutorandos e mais R$ 8 milhões para alunos de especialização (lato sensu). As demais bolsas serão oferecidas para cursos de graduação e programas de pós-graduação em âmbito nacional, não sendo contemplados cursos ou programas EAD.

Outras informações no site do MPF/MP.

Palavra-chave

CONTEÚDO RELACIONADO