Inauguração dos espaços da “Leitura Compartilhada Comida de Palavras” do Observe/Unilab, nos campi do Ceará

Data de publicação  27/09/2022, 10:24

Na última sexta-feira (23), durante a 18ª edição do Seminário de Ambientação Acadêmica da Unilab (Samba/Propae), foi o lançamento da ação de Leitura Compartilhada Comida de Palavras, organizada pela Seção do Observatório da Vida Estudantil (Observe/Unilab).

Promover a integração, mediante a leitura compartilhada entre estudantes, docentes e servidores em espaços abertos nos campi do Ceará (de início, a experiência em Palmares e nas Auroras), é o principal objetivo da ação do Observe, órgão vinculado ao gabinete da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae),  e chefiado pela professora Fátima Bertini.

“Leitura Compartilhada Comida de Palavras” – a menção ao nome da ação se refere ao fato de que os livros estão em geladeiras em desusos (uma experiência que já existe em diversos locais), que foram artisticamente modificadas pelos bolsistas e voluntários do Observe: Meg Lima, Lauriane Tremembé, além da colaboração de Francisco Climério Lima da Silva – Climério Anacé.

A proposta é que exista este espaço de leitura integrativa na universidade, onde os estudantes são convidados a ler, a compartilhar, a devolver e a doar também, criando um ambiente de integração da comunidade acadêmica, bem como a formação de uma rede afetiva de estudantes-leitores, professores-leitores e servidores-leitores.

No campus das Auroras, em Redenção, a ação foi inaugurada no 3º andar, com a presença da chefe do Observe, Fátima Bertini e dos bolsistas do Observatório: Meg Lima, Lauriane Tremembé e Wellington Costa – além da participação do diretor geral das Bibliotecas da Unilab – Gleydson Santos; do estudante Pedro Kiuma – que apresentou seu novo livro: “A procura do ponto de equilíbrio”, como também a presença dos estudantes calouros, que participavam da 18ª edição do Samba.

Na Unidade Acadêmica dos Palmares, em Acarape, houve também a inauguração do outro espaço da ação. Esta inauguração, teve a presença da bibliotecária servidora Mônica Cordulina da Silva, dos bolsistas do Pulsar de Letras Língua Portuguesa Luziana Freitas e Jonas Vieira – que fizeram uma dinâmica de leituras e recitaram poesias – dos estudantes Belchior, Adriano Boaventura e Pedro Kiuma – que também recitaram poesias – da docente do curso de Serviço Social Nathália Dórgenes Ferreira Lima, do servidor Robson de Moraes, da Profa. Fátima Bertini e dos estudantes bolsistas do Observe: Meg Lima, Lauriane Tremembé e Wellington – que prepararam o espaço – além de demais estudantes ouvintes.

Ou, caso não for possível a entrega na Unilab, podem enviar e-mail: (observe@unilab.edu.br) para combinarmos a entrega. Outras informações na página do OBSERVE.

Sobre o Observe

O Observatório da Vida Estudantil (Observe/Unilab) surgiu em 2016 com a proposta de ser uma ferramenta institucional de leitura da vida estudantil na universidade e por considerar a necessidade de compreender as mudanças ocasionadas no perfil dos estudantes ingressantes nas universidades nos últimos anos, a partir do processo de expansão e interiorização do ensino superior brasileiro e, no caso da instituição, incluso a internacionalização, a partir do projeto de cooperação solidária.

Matéria relacionada: Observatório da Vida Estudantil da Unilab está organizando um Projeto de Leitura Compartilhada no CearáPortaria vincula o Observatório da Vida Estudantil ao Gabinete da Propae.