Observatório da Vida Estudantil da Unilab está organizando um Projeto de Leitura Compartilhada no Ceará. Participe!

Data de publicação  06/09/2022, 16:20

A Seção do Observatório da Vida Estudantil (Observe/Unilab), que está diretamente vinculado ao gabinete da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae), está organizando o Projeto de Leitura Compartilhada, diante da execução de uma de suas metas estipuladas:

Meta 1 – Estruturar espaços de diálogos com os estudantes para que haja participação, proposições, de forma a favorecer ações democráticas de acompanhamento e melhoramento das políticas estudantis e das condições da permanência na Unilab.

Para tal, o Observatório da Vida Estudantil está estruturando – inicialmente como Projeto-Piloto no Ceará – o Projeto Comida de Palavra. Este projeto constitui um projeto de leitura integrativa e que tem a finalidade de promover a leitura compartilhada entre estudantes em espaços abertos nos campi do Ceará (de início, a experiência em Palmares e nas Auroras).

A menção ao nome do Projeto se refere ao fato de que os livros estarão em geladeiras em desusos (uma experiência que já existe em diversos locais), artisticamente modificadas pelos bolsistas e voluntários do Observe.

A proposta é que exista este espaço acolhedor para leitura entre os estudantes, onde esteja a geladeira artisticamente modificada com os livros e em frente um espaço para a leitura integrativa entre os estudantes. Será uma oportunidade para a criação de um espaço livre de leitura, compartilhamento dos livros, pois os estudantes serão convidados a ler, compartilhar, devolver e doar também, criando um ambiente de integração.

O objetivo é a leitura de livros literários e a formação de uma rede afetiva de estudantes-leitores, professores-leitores e servidores-leitores também!

Para tal, o Observatório da Vida Estudantil pede doação de livros  SOMENTE DE LITERATURA, SEJA NACIONAL OU ESTRANGEIRA, para contribuir para o início do Projeto.

As doações dos livros podem ser:

–  Campus da Liberdade, na sala do Observe, que fica ao lado do Auditório, em Redenção/CE;

– Campus de Auroras, na Biblioteca Setorial das Auroras, em Redenção/CE;

– Unidade Acadêmica dos Palmares, na Biblioteca Setorial dos Palmares, em Acarape/CE.

Ou, caso não for possível a entrega na Unilab, podem enviar um e-mail para combinarmos: (observe@unilab.edu.br).

O Observe pretende inaugurar a primeira experiência de leitura compartilhada do Projeto durante o Seminário de Ambientação Acadêmica (Samba), organizando o espaço para tal.

Sobre o Observe

O Observatório da Vida Estudantil (Observe/Unilab) surgiu em 2016 com a proposta de ser uma ferramenta institucional de leitura da vida estudantil na Unilab e por considerar a necessidade de compreender as mudanças ocasionadas no perfil dos estudantes ingressantes nas universidades nos últimos anos, a partir do processo de expansão e interiorização do ensino superior brasileiro e, no caso da Unilab, incluso a internacionalização, a partir do projeto de cooperação solidária.

Outras informações na página do OBSERVE.

Profa. Fátima Bertini, Seção OBSERVE

CONTEÚDO RELACIONADO