Lançamento das edições de outubro da Publicadora Palmartes acontece no dia 21/10, às 16h

Data de publicação  20/10/2022, 14:55

No espírito de festejar as culturas da Unilab, acontece nesta sexta-feira (21/10), às 16h, o lançamento oficial das edições de outubro de 2022 da Publicadora Palmartes – RAVU 13 e Contação 30, 31, 32 e 33  – durante a SARALIVE, evento que será transmitido pelo canal da Publicadora Palmartes no YouTube. Essas edições estarão disponíveis para baixar gratuitamente no site: publicadorapalmartes.blogspot.com. Integra a programação do lançamento uma conversa com Maiara Maia, poeta e contista publicada na RAVU e na contação, além de voluntária mais antiga do projeto, atualmente responsável pelo Setor de Divulgação.

Formada em Pedagogia e graduanda do curso de Letras – Língua Portuguesa da Unilab, Mai Maia, como assina seus poemas, já publicou em 8 das 13 edições da RAVU, e tem quatro textos publicados na série Contação, os de número 9 (“O conto da sereia – Iaramim e o segredo da pedra”), 18 (“Cartas para Mira”), 24 (“Maria Augusta, o amor e os conflitos da vida”) e o 33 (“A criança dentro de mim”) –  este último sendo lançado junto com a RAVU 13, nesta sexta.

O endereço do canal e o link para a live (bem como todas as 46 publicações já lançadas e outras redes sociais do projeto) podem ser acessados a partir deste site: linktr.ee/publicadorapalmartes

Publicações

Das 46 publicações lançadas até agora, apenas as duas primeiras edições, de dezembro de 2019, foram impressas – lançadas num sarau, o SARAVU, o Sarau de Apresentação da RAVU (e da Contação). As demais doze edições da Revista e 32 contos da série – 44 publicações – foram  realizadas e divulgadas virtualmente desde agosto de 2020.

Neste ano de 2022 a Palmartes conta com uma bolsista PIBEAC, a editora Rafaelle Grandim, escolhida em seleção pública no final do ano passado. Rafaelle foi a editora de três das treze RAVUs (11, 12 e 13), e de mais onze edições da contação (da 23 a 33 – um terço do total de 33 contos lançados). Seu trabalho envolve desde o contato com as/os criadoras/es por email e a compilação, até a edição, diagramação, revisão e lançamento na internet.

Junto com ela, atualmente, compõem a equipe editorial, como voluntárias/os, as/os estudantes Beth Silva, João N’Bundé, Maiara Maia, Maria Alice Nogueira, Mansambu Ukaka, Miro César, Luís Brion, Vanessa Rodrigues Fuma e Wilson Miguel Turé. A gestão do projeto está a cargo dos professores André Telles do Rosário, na coordenação, e Carlos Eduardo Bezerra, na vice-coordenação – ambos do setor de Teoria da Literatura do ILL, no Ceará.

Inscrições abertas para o curso de introdução à editoração – do impresso ao e-book

A Publicadora Palmartes, a partir do sua extensão voltada para a formação, o Laboratório de Criação e Edição Literária, oferecerá um curso de Introdução à Editoração – do impresso ao e-book. O curso acontecerá entre o final de novembro de 2022 e o início de janeiro de 2023. Serão 8 encontros, nos quais será apresentado um panorama geral sobre publicação, abrangendo os princípios mais básicos do planejamento cisual e as questões materiais envolvidas tanto no impresso quanto no digital. Haverá certificado para aquelas/es que entregarem o trabalho final – uma publicação.

A Convocatória oficial será lançada até o início de novembro. Mas quem já quiser se inscrever pode enviar um e-mail para publicadorapalmartes@gmail.com, com seu nome completo, curso e semestre na Unilab.

Histórico

Desde o início do projeto, já foram publicadas 440 criações, entre poesia e prosa, nas RAVUs; e mais 33 contos na Contação – 473 textos literários circulando pelo mundo. Arte feita por gente do Brasil, de Angola, de Cabo Verde, da Guiné-Bissau, de Moçambique e de São Tomé e Príncipe – trazendo criações com todos os sotaques que fazem parte da Unilab, inclusive em crioulo da Guiné e de Cabo Verde. Toda RAVU é editada com poemas e prosas enviados para o e-mail da Publicadora Palmartes – todos poemas e prosas literárias recebidos, feitos por gente que está ou já passou pela Unilab, são publicados. Em cada edição, há o cuidado de se construir uma sequência significativa com os textos, compreendendo o que as colaborações têm em comum e as colocando juntas para dialogarem, criando uma poesia coletiva.

CONTAÇÃO 30, 31, 32 e 33

Além da RAVU 13, estão sendo lançadas, também, mais quatro edições da série Contação.

A CONTAÇÃO 30, de Elivelto Gadelha, “Suspensório”, historieta nada singela de paixão, morte e música.

A CONTAÇÃO 31, de Pedro Poeta, “O Kandongueiro”, uma manhã na vida de um motorista de van pelas periferias de Luanda.

A CONTAÇÃO 32, de Nado da Cunha, “Cidade de Serra Rua Abaixo”, jornada mitológica com duas crianças pelo mundo e seus símbolos.

E a CONTAÇÃO 33, de Maiara Maia, “A criança dentro de mim”, crônica íntima  numa prosa cheia de poesia, reflexão e transcendência.

Publicação

A Publicadora Palmartes produz edições de literatura, com a arte verbal produzida por estudantes, docentes, TAEs e terceirizadas/os da Unilab. Os interessados da comunidade universitária podem enviar suas criações para o e-mail publicadorapalmartes@gmail.com, dizendo no e-mail o curso que frequenta (ou divisão em que trabalha), seu nome (e pseudônimo, se preferir).

Serviço

Todas as plataformas e publicações da Palmartes estão reunidas neste link: linktr.ee/publicadorapalmartes

RAVU 13 + CONTAÇÃO 30, 31, 32 e 33 (e todas as edições anteriores) – estão disponíveis para baixar gratuitamente em: publicadorapalmartes.blogspot.com

e-mail: publicadorapalmartes@gmail.com