Discentes do curso de Agronomia visitam a II Mostra municipal de Capistrano, de produtos artesanais e da agricultura familiar

Data de publicação  21/11/2022, 15:30
Postagem Atualizada há 1 ano

O curso de Agronomia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), por meio da disciplina de Práticas Agrícolas I, se fez presente na II Mostra municipal de Capistrano, de produtos artesanais e da agricultura familiar, no dia 18 de novembro deste ano. Os discentes do primeiro semestre do curso tiveram contato com a comercialização dos produtos da agricultura familiar, com os produtores rurais, os consumidores e com as instituições idealizadoras da feira – Instituto Veredas da Cidadania e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca do município de Capistrano – SEAGRIPESC.

Discentes da UNILAB junto aos agricultores na feira da agricultura familiar, em Capistrano, em novembro de 2022
Durante a visita, os discentes realizaram uma curta entrevista com os agricultores, sobre as formas de produção familiar, em que o milho, banana e algumas hortaliças folhosas se destacam entre os produtos e que resultam na fabricação de doces, geléias e bolos. Além disso, os discentes dialogaram com o engenheiro agrícola e presidente do Instituto Veredas, Marcos Arcanjo; com o secretário da SEAGRIPESC Miguel Cristovam; e com as engenheiras agrônomas da mesma secretaria, Raely Lima, Luciana de Souza e Franciane Araújo. A roda de conversa rendeu discussões sobre a atuação dos profissionais na assistência técnica e extensão rural, bem como nas políticas de apoio à agricultura familiar da região do Maciço de Baturité.
Roda de conversa na Secretaria Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca do município de Capistrano, em novembro de 2022

Parceria da secretaria SEAGRIPESC de Capistrano e a Unilab

Em maio de 2022, a mesma disciplina de Práticas Agrícolas I visitou a propriedade de Vanderley Barbosa, localizada na comunidade de Pesqueiro, também em Capistrano. Nesta ocasião, a turma também foi acompanhada pelo Secretário Cristovam e pelas agrônomas Raely, Luciana, Franciane e Nayane. Em julho de 2022, as agrônomas Raely Lima, Luciana de Souza e Nayane Santos (Ematerce/Capistrano) promoveram palestras na Unilab, sobre as plataformas digitais de apoio aos agricultores, durante a IV Mostra de Práticas Agrícolas.

Visita à propriedade de Vanderley Barbosa, em Capistrano, em maio de 2022

A parceria da secretaria SEAGRIPESC de Capistrano com a Unilab possibilita a interação em visitas, palestras, estágios e contratações. As professoras Maria Ivanilda de Aguiar, Daniela Queiroz Zuliani e Eveline Aquino, do Instituto de Desenvolvimento Rural da Unilab, organizaram as visitas. Segundo Aquino, essa ação teve o “intuito de dar oportunidade aos alunos conhecerem os atores sociais envolvidos na produção rural, para que sintam-se motivados na futura profissão e que possam replicar os exemplos de sucesso em suas localidades. Ao mesmo tempo, é de grande importância o contato com as agrônomas, que são formadas pela Unilab, Luciana, Raely, Franciane e Nayane, pois suas atuações têm fortalecido a agricultura familiar em Capistrano”, coloca. Em 2020, as egressas tiveram destaque na região do Maciço de Baturité, pela em seus trabalhos junto aos agricultores familiares de Capistrano.

Leia mais: Egressas do curso de Agronomia realizam trabalho de produção orgânica e agroecológica no município de Capistrano

CONTEÚDO RELACIONADO