Confira as atualizações do Laboratório didático compartilhado de Botânica da Unilab e participe do “Minuto Botânica”, durante a VIII Semuni
O LaBotânica é o Laboratório didático compartilhado de Botânica da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), localizado no Campus das Auroras, e que promove ações de ensino, pesquisa e extensão. O espaço conta com equipamentos e com coleções de sementes e algas, além do Herbário, que está atualmente como uma coleção anexa ao LaBotânica, em fase de sistematização.
Como forma de representar os mais diversos recursos botânicos que o compõem, o LaBotânica ganhou uma marca visual, elaborada pela Secretaria de Comunicação Institucional (Secom/Unilab). A marca é representada pelas colorações da Caatinga e segue a simbologia africana de Adinkras, já utilizada em projetos e pró-reitorias da Unilab. Abe Dua é o símbolo de uma palmeira, escolhido para representar o LaBotânica, como referência às palmeiras típicas da caatinga brasileira e das regiões semiáridas de Guiné-Bissau: a carnaúba (Copernicia prunifera) e a palma-de-guiné (Elaeis guineensis), esta última conhecida como dendê. Abe Dua significa desenvoltura, riqueza e autossuficiência, no sentido de que diferentes produtos são originados de uma mesma palmeira: óleos, fibras e madeiras, por exemplo. De maneira geral, as palmeiras são da família botânica Arecaceae, comuns nas nossas paisagens tropicais e amplamente usadas na alimentação, ornamentação, construção civil, indústria farmacêutica, medicinal, cosmética, dentre outros usos.
De forma a enriquecer o compromisso acadêmico, o LaBotânica está sempre aberto a parcerias. Atualmente, é vinculado ao BioVeg, que é o grupo de pesquisa em Biologia Vegetal e realiza ações amplas de divulgação da ciência botânica, com projetos em comunidades e em atuação virtual, através do seu Instagram @bioveg.unilab. A mais recente exposição de divulgação científica, o “Minuto Botânica”, será presencial e durante a VIII Semana Universitária da Unilab, nos dias 29 e 30 de novembro, conforme a programação.
O “Minuto Botânica” divulga sobre as plantas de usos comuns no nosso dia a dia, em que o público leva apenas 1 minuto de interação em cada mesa expositiva. Os pesquisadores autores da exposição no ano de 2022 serão os alunos dos segundo e terceiro períodos do curso de Agronomia, do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), sob organização da professora Eveline Aquino, da técnica Sarah Medeiros e do monitor Edilson Perengue. Edilson reforça a importância da divulgação da ciência botânica: “O despertar para a botânica pode ser uma das experiências mais fascinantes e curiosas, pois mostra o que os seres humanos e as plantas têm em comum. O ‘Minuto Botânica’ é um estímulo aos novos e as novas “Linnaeus”, ou seja, jovens cientistas da atualidade, para descrever, analisar, classificar as plantas. Se o público leigo tiver esse estímulo de observar para a morfologia de uma planta, pode ajudar a melhorar muitos dos problemas ambientais que temos no mundo, porque as plantas se comunicam com a gente a todo momento.”
Acesse aqui a programação do Minuto Botânica.
Participe da VIII Semana Universitária da Unilab.
Conheça o BioVeg no Instagram.
Saiba mais sobre Adinkras na Unilab.