Curso com tema Juventudes, violência e escola entre a Sociologia e a História está com inscrições abertas

Data de publicação  17/04/2023, 09:31
Postagem Atualizada há 1 ano

O Grupo de Pesquisa e Extensão em Segurança Pública, Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), realiza curso de curta duração, com ciclo temático sobre Juventudes, violência e escola entre a Sociologia e a História. A iniciativa tem como objetivo geral propiciar uma introdução às abordagens teóricas e empíricas a respeito das juventudes e da violência a partir da Sociologia e da História, considerando realidades brasileiras e africanas. O curso é voltado para estudantes da Unilab no Ceará. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de abril, por meio de encaminhamento de  histórico da Unilab para o e-mail fvasconcelos@unilab.edu.br, indicando o módulo escolhido. Serão disponibilizadas 30 vagas.  O local das aulas será divulgado posteriormente.

O curso é composto por oito encontros (presenciais e/ou on-line), de 2 de maio a 29 de junho, dividido em dois módulos. O módulo 1 tem como temática Juventudes e a prática de violências, com o professor Francisco Thiago. Serão 4 encontros às terças-feiras, das 14h às 18h.

Já o módulo 2 traz o tema Gênero, Violências e Escola, com a professora  Silviana Mariz. Serão 4 encontros às quintas-feiras, das 14h às 18h.

Confira aqui o cronograma e conteúdo dos dois módulos do curso.

Sobre o curso

O minicurso terá duração de 48 horas e tem como objetivos específicos apresentar os contornos gerais da discussão sobre sociologia da juventude e da violência no Brasil, especialmente em Fortaleza, e em África, em Praia, Cabo Verde. Objetiva, ainda, analisar os fatores relacionados à adesão à práticas de violência por parte de jovens que se organizam em “galeras” e gangues – suas motivações, formas de sociabilidade e expressões
simbólicas – a partir de estudos sobre Fortaleza, Brasil, e Praia, Cabo Verde. O curso irá também abordar como a questão de gênero está presente nas discussões sobre “delinquência juvenil”, mulheres como protagonistas ou vítimas no tráfico de drogas, e sobre violência na escola.

A coordenação do curso é dos docentes da Unilab Francisco Thiago Rocha Vasconcelos e Silviana Fernandes Mariz ; e tem a monitoria de Wanderson Lucas Souza Silva, llicenciado em Sociologia pela Unilab e mestrando em Sociologia pela UECE;  Deybson Sousa Cavalcante, bacharel em Antropologia pela Unilab e Mestrando em Antropologia Unilab/UFC; e, ainda, Bissawidna N’Quinde Nandiba, licenciando em Sociologia Unilab e bolsista Pibic/Unilab.

CONTEÚDO RELACIONADO