Comitiva da Claflin University (EUA) realiza palestra sobre Programa Fullbright e entrega certificados a docentes da Unilab

Data de publicação  20/06/2023, 11:53
Postagem Atualizada há 10 meses
Professora da Claflin University e diretora de Programas Globais, Annette Jackson, e o representante do Consulado Geral dos EUA, Stuart Beechler, durante palestra. Foto: Secom/Unilab.

O Programa Fulbright, que oferta bolsas de estudos a brasileiros, foi tema de palestra no dia 13 de junho no Campus da Liberdade, em Redenção/CE. Em seguida, docentes da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) receberam certificados da Claflin University pela participação no Workshop Intensivo de Escrita Acadêmica em Língua Inglesa, ofertado por meio do Núcleo de Línguas da Unilab (NucLi).

Apresentação do grupo Vozes d’África antes da palestra. Foto: Secom/Unilab.

A Claflin University é uma universidade privada que fica na Carolina do Sul/EUA. Fundada em 1869, após a Guerra Civil Americana, integra o chamado grupo de Faculdades e Universidades Historicamente Negras (HBCU, na sigla em inglês).

Plateia durante o evento. Foto: Secom/Unilab.

A palestra sobre o Programa Fullbright ficou por conta da professora da Claflin University e diretora de Programas Globais e professora de Marketing, na Escola de Negócios da Claflin, Annette Jackson, com participação do representante do Consulado Geral dos EUA, Stuart Beechler, e Luiz Loureiro, on-line.

Annette Jackson trouxe a própria experiência com o Fullbright, pois esteve como intercambista no Essuatíni (antiga Suazilândia). “Você precisa levar ao país algo de que eles necessitem. O impacto que a minha estada teve na minha vida foi imensurável. Eu ganhei uma família na Suazilândia. Meu entendimento da cultura me ajudou a me compreender melhor também. Aprendi a respeitar a cultura das outras pessoas”, declarou.

Stuart Beechler destacou que educação é um dos pilares na relação Brasil – Estados Unidos e citou iniciativas no Nordeste, como Education USA, que dispõe de dois centros, na Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade de Fortaleza (Unifor), abertos a todos.

Luiz Loureiro traçou um breve histórico do Programa Fullbright, que completará 77 anos de existência e foi iniciativa de um senador estadunidense de mesmo nome, como forma de promover o conhecimento e a paz. “É um dos mais prestigiados programas de intercâmbio financiados pelos EUA, contando com uma comissão binacional, voltado para graduados”, resumiu.

Mesa de autoridades. Foto: Secom/Unilab.

Após a palestra, formou-se a mesa de autoridades, com o reitor da Unilab, Roque Albuquerque; a pró-reitora de Relações Institucionais e Internacionais da Unilab, Artemisa Monteiro; o já citado Stuart Beechler; a vice-reitora de Programas Acadêmicos da Claflin, Verlie Tisdale; e a coordenadora do Programa de Inglês Intensivo da Claflin, Sharon Giles.

Reitor da Unilab, Roque Albuquerque, e a a coordenadora do Programa de Inglês Intensivo da Claflin, Sharon Giles. Foto: Secom/Unilab.

Roque Albuquerque destacou que a Claflin foi a primeira universidade estadunidense com a qual a Unilab se interessou em estabelecer parceria. “Conhecemos pessoas muito agradáveis e conectadas com o propósito da universidade. Hoje nós já temos três estudantes africanos que vão fazer intercâmbio e estamos concorrendo para vagas a docentes e TAEs. Fortalecer relações com o Norte também é importante, além das relações que já mantemos Sul-Sul”, frisou. Em complemento, Artemisa Monteiro ressaltou que a Unilab, apesar de voltada para a Lusofonia Afro-Brasileira, não fecha as portas aos países não falantes de Português.

Stuart Beechler afirmou o quanto o relacionamento entre as duas instituições tem funcionado bem. “A visita de aproximação é quando as coisas começam, mas aqui começou há meses e sou testemunha da empolgação de ambos os lados”, disse. No mesmo sentido, Verlie Tisdale lembrou que há todo um oceano Atlântico a nos ligar, enquanto Sharon Giles expressou alegria em conhecer pessoalmente os colegas docentes da Unilab que participaram do Workshop Intensivo de Escrita Acadêmica em Língua Inglesa, uma parceria Claflin University e Nucli/Unilab.

Docentes da Unilab recebem certificado do Workshop Intensivo de Escrita Acadêmica em Língua Inglesa. Foto: Secom/Unilab.

A coordenadora do Nucli, Kaline Girão, e o professor João Luiz, ambos lotados no Instituto de Literaturas e Linguagens (ILL/Unilab), fizeram a tradução simultânea durante o evento, que também contou com intérprete de Libras.

A programação completa da comitiva da Claflin University teve início no dia anterior e incluiu audiência com a Reitoria, rodadas de reuniões de cooperação com docentes dos vários institutos da Unilab, atividade cultural e debate aberto com estudantes.

Palavra-chave