Unilab colabora com as ações para a Década dos Oceanos em Jericoacoara/CE

Data de publicação  17/08/2023, 09:47

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) participou do planejamento em campo das atividades para a Década dos Oceanos em Jericoacoara, Ceará, representada pela professora Eveline Aquino, do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR).

O planejamento ocorreu de 11 a 15 de agosto, sob a coordenação do professor Marcelo Soares, do Instituto de Ciências do Mar (Labomar/ UFC). A equipe tem cerca de 20 pesquisadores e integra dois projetos, com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). Ambos tem o intuito de contribuir para o desenvolvimento sustentável e científico do local.

Os dois projetos estão intitulados “Jeri na Década do Oceano: Criação do Centro de Visitantes no Parque Nacional mais Visitado do Norte e Nordeste do Brasil” e “Universidade Azul na Costa Semiárida: Divulgação Científica e Educação Oceânica na Década dos Oceanos”.

A Década dos Oceanos é uma campanha mundial das Nações Unidas, iniciada em 2021, como um convite para reflexões e práticas coletivas até 2030, que impulsionem a ciência e tecnologia para que os oceanos continuem a desempenhar o papel vital na saúde do nosso planeta.

Eveline Aquino ressalta que “a divulgação da ciência oceânica prevista nos nossos projetos será uma ferramenta para valorizar as atividades das comunidades dessa área e para aprimorar a nossa interação responsável com os ecossistemas litorâneos”.

CONTEÚDO RELACIONADO