Coordenadora do Projeto Consan/Unilab integra reunião do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP

O evento resultou no documento ”Declaração de São Tomé”, que reúne as recomendações do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP.

Data de publicação  29/08/2023, 15:47
Postagem Atualizada há 8 meses

Na última quinta-feira, 24 de agosto, São Tomé e Príncipe sediou a IV Reunião Ordinária do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Consan-CPLP), com o tema central “Sistemas alimentares sustentáveis para todos”.  A  docente do Instituto de Desenvolvimento Rural, Jaqueline Sgarbi, representou a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira no evento, integrando a delegação do Mecanismo para Participação das Universidades (MU-CONSAN). Ela coordena o Projeto de Fortalecimento em Ensino, Pesquisa e Extensão em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional da Unilab na CPLP.

Na Unilab, o projeto está vinculado institucionalmente à Pró-reitoria de Relações Institucionais e Internacionais e visa contribuir com a consolidação de uma rede de segurança alimentar e nutricional na CPLP, além de fomentar o debate e a promoção de ações nas comunidades do entorno da Unilab, nos campi do Ceará e da Bahia.

O evento resultou no documento ”Declaração de São Tomé”, que reúne as recomendações do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP e que será encaminhado à XIV Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP.

A criação do conselho, juntamente com seus estatutos, foi aprovada em 2012, em Maputo, durante a 9ª edição da conferência. O Consan foi estabelecido para coordenar ações relacionadas à segurança alimentar e nutricional e prestar assessoria aos líderes da CPLP, atuando como: plataforma ministerial, reunindo os ministros responsáveis pela área nos países da comunidade; e multissetorial, envolvendo governos, Sociedade Civil, universidades, instituições de Ensino Superior, setor privado, parlamentares e poder local.

Fonte: https://prointer.unilab.edu.br/