Seminário homenageia Cheikh Anta Diop no centenário de seu nascimento
O Grupo de Pesquisa em Educação Afrocentrada (Grupeafro), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Campus dos Malês, realizará seu II seminário, sob o tema “O Centenário de Nascimento de Cheikh Anta Diop”. O evento é constituído por quatro rodas de conversas mensais, sendo a segunda no dia 22 de setembro, intitulada “Cheikh Anta Diop e as origens do racismo”. A roda de conversa contará com a participação da pesquisadora Anin Urasse e do professor Jorge Nascimento, mediada pelo professor da Unilab Ricardo Matheus Benedicto.
O evento será transmitido pelo canal do YouTube do Grupeafro, a partir das 19 horas. Não é necessário se inscrever para participar.
Cheikh Anta Diop (1923-1986) foi um polímata senegalês formado em Física, Filosofia, Química, Lingüística, Economia, Sociologia, História, Egiptologia, Antropologia, versado em diversas disciplinas como o racionalismo, a dialética, técnicas científicas modernas, arqueologia pré-histórica. Diop estudou as origens da raça humana e a cultura africana pré-colonial, o que deu base à sua tese de que o Egito antigo era uma civilização composta por pessoas negras, derrubando o racismo científico. Leia mais sobre Diop nesta matéria do portal Geledés.
O Grupeafro é vinculado aos projetos desenvolvidos pelo Instituto de Humanidades e Letras (IHL), do Campus dos Malês, em São Francisco do Conde, na Bahia, em parceria da Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg/Unilab). Criado em 2017, tem por objetivo investigar, criar e desenvolver modelos afrocentrados de educação. As reuniões e discussões de textos do grupo acontecem quinzenalmente desde a sua fundação.