Sociólogo Miguel de Barros abre Ciclo de Conferências do Centro de Estudos Africana

Data de publicação  18/10/2023, 16:31
Postagem Atualizada há 6 meses

O Centro de Estudos Africana, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), promove, a partir deste mês, um Ciclo de Conferência Internacional, com o objetivo de discutir a Transformação Estrutural em África e os desafios para a autonomia. Haverá emissão de certificado com carga horária. Inscreva-se neste formulário.

A primeira Conferência ocorre no próximo dia 27, às 13h30, no Campus dos Malês, com o sociólogo e pesquisador guineense Miguel de Barros, que abordará o tema “Transformação Estrutural em África: reflexões sobre (neo)colonialismos e desafios para a construção da soberania”.

Sobre o conferencista

Miguel de Barros é sociólogo especializado em Sociologia e Planeamento pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL).

Desde 2012, desempenha as funções de Diretor Executivo da ONG ambientalista Tiniguena – “Esta Terra é Nossa”. Cofundador do Centro de Estudos Sociais Amílcar Cabral (CESAC), onde coordena a Célula de Pesquisa em História, Antropologia e Sociologia, é também membro do Conselho para o Desenvolvimento da Investigação em Ciências Sociais em África – CODESRIA. (Senegal); investigador associado do Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa – CEI/IUL-ISCTE (Portugal);

Pesquisador do Centro de Estudios Internacionales Epistemología de Frontera y Economía Psicolítico de la Cultura, Universidad de La Frontera (Chile) e Pesquisador do Centro de Estudos Transdisciplinares de Comunicação e Consciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro – NETCCON/URFJ (Brasil).

Foi responsável pela elaboração de várias políticas públicas na Guiné-Bissau, com destaque para a Política Nacional para a Igualdade e Equidade de Género (PNIEG-II), Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Estratégia Nacional para a Inclusão de Pessoas com Deficiência, Estratégia Nacional Fiscalização das Atividades Pesqueiras; Plano de Gestão do Sistema das Áreas Protegidas e Planos Estratégicos da Cooperação.

É membro do Comité Científico da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), do qual preside o seu Comité Nacional dos Membros desde 2010, membro do conselho da Rede da Sociedade Civil Coordena a Rede da Sociedade Civil para a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional da Guiné-Bissau (REESSAN-GB), e ainda integra a Coligação para a Defesa do Património Genético Africano (COPAGEN). Em 2019, foi distinguido com o Prémio Pan-Africano de Excelência em Investigação e Impacto Social, na 4a Edição da Gala ‘Pan-African Humanitarian – Summit & Awards’.

Palavra-chave