Unilab oferta 240 bolsas Pibid para estudantes e 30 para docentes supervisores
A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Prograd/Unilab) lançou os editais nº 20/2024 e 21/2024, em que seleciona professores e estudantes para bolsas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). As inscrições ocorrem de 25 de outubro a 2 de novembro, exclusivamente pelos e-mails correspondentes aos subprojetos, indicados nos editais.
O edital nº 21/2024 trata da seleção de estudantes às bolsas. São oferecidas 240 vagas para estudantes de iniciação a docência bolsistas.
No Ceará, as vagas estão distribuídas da seguinte forma: cursos de Biologia (24), História (24), Letras – Português (24), Letras – Português EaD (24), Letras – Língua Inglesa (24), Pedagogia (8) e Sociologia (24). Na Bahia, há vagas para História (24), Letras – Português (24), Pedagogia (16) e Ciências Sociais (24). Para se inscrever, o discente precisa cumprir os requisitos dispostos no edital, como estar regulamente matriculado e frequentando o período letivo corrente, no curso de Licenciatura relacionado ao componente de inscrição.
As bolsas serão concedidas pelo MEC/Capes, com valor de R$ 700,00. O início do pagamento das bolsas tem como referência o mês de início efetivo das atividades do Projeto Institucional na Instituição de Ensino Superior (IES), cujo prazo previsto é até 22 de novembro deste ano, com encerramento em outubro de 2026.
Os beneficiários das modalidades de residente e iniciação à docência não poderão receber bolsa por período superior a 60 meses no mesmo programa, mesmo que ingressem em subprojeto diferente.
Podem participar do programa estudantes que possuam vínculo empregatício, desde que esse vínculo não seja com a IES responsável pela concessão da bolsa e nem com a escola-campo onde realiza as atividades do projeto.
Entre as atribuições dos bolsistas, estão participar das atividades definidas pelo projeto institucional e subrojetos do Pibid e dedicar-se a, no mínimo, dez horas semanais de atividades do Pibid, sem deixar de cumprir seus compromissos regulares como discente.
Professores supervisores
Já o edital nº 20/2024 trata da seleção de docentes da educação básica para bolsas de supervisores nos subprojetos do Pibid, com valor de R$1.100,00. As vagas destinam-se a professores da rede Federal, Estadual e Municipal de Educação Básica, que atuarão como supervisores nos subprojetos do Pibid/Capes/Unilab a serem desenvolvidos em escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio da Rede Federal, Estadual e Municipal.
No Ceará, há vagas para os cursos de Biologia (3), História (3), Letras – Português (3), Letras – Português EaD (3), Letras – Língua Inglesa (3), Pedagogia (1) e Sociologia (3). Na Bahia, as vagas estão distribuídas da seguinte forma: História (3), Letras – Português (3), Pedagogia (2) e Ciências Sociais (3).
Acompanhar, supervisionar e avaliar as atividades dos bolsistas de iniciação à docência na Escola Parceira, zelando pelo cumprimento do que foi planejado junto ao Coordenador de Área responsável; e orientar, juntamente com o Coordenador de Área, a elaboração de relatórios, relatos de experiência ou outros registros de atividades dos bolsistas de iniciação à docência são algumas das atribuições do docente supervisor.
Entre os requisitos para recebimento da bolsa estão possuir experiência mínima de dois anos no magistério da educação básica e ser docente, preferencialmente, efetivo na Escola Parceira que abrigará o subprojeto, atuando em sala de aula na área, modalidade ou etapa correspondente ao curso que compõe o subprojeto, entre outras condições descritas no edital.
Os supervisores de Pedagogia deverão estar atuando na educação infantil ou nos anos iniciais do ensino fundamental.
- [25/10/2024] – Edital Nº 20/2024
Acompanhe todas as etapas dos editais na página do Pibid Unilab.