Objetivos e Atribuições do NIADI
Objetivos e Atribuições do NIADI
Objetivos do Núcleo de Inclusão, Acessibilidade e Diversidade (NIADI):
I – executar o Plano de Acessibilidade para Unilab, contemplando as exigências da legislação em vigor;
II – orientar e acompanhar a construção dos prédios da Unilab, considerando a normatização de desenho universal e acessibilidade;
III – planejar a organização de um espaço físico acessível e dotado de equipamentos, instrumentos, materiais pedagógicos e recursos didáticos para apoiar a inclusão acadêmica e a acessibilidade dos alunos com deficiência, transtornos e superdotação;
IV – desenvolver o trabalho de inclusão acadêmica e acessibilidade na Unilab, articulada à ações de ensino, pesquisa e extensão dos institutos e dos cursos de graduação;
V – ofertar o atendimento educacional especializado no ensino superior com sala multifuncional e para atendimento especializado, sempre que for necessário;
VI – ofertar cursos de capacitação na área de Educação Especial para docentes, técnicos, alunos universitários e comunidade externa, como ações de extensão;
VII – desenvolver projetos de extensão e pesquisa que apoiem a qualificação do ensino superior na perspectiva da educação inclusiva e apoiar as políticas locais das realidades educacionais do entorno da Unilab;
VIII – fomentar parcerias e ações que objetivem desenvolver projetos de inclusão dos alunos e alunas da Unilab;
IX – desenvolver canais de comunicação com as escolas públicas da Região do Maciço do Baturité e do Recôncavo Baiano;
X – desenvolver ações conjuntas com as instituições de Educação especial do Estado do Ceará e do Estado da Bahia, visando incentivar o acesso à universidade do público da educação especial;
XI – estimular projetos de pesquisa, extensão e ensino que problematizem e dialoguem com as temáticas relacionadas à inclusão, acessibilidade e educação especial; XII – fomentar a criação de redes colaborativas para formação inicial e continuada de professores para atuarem no campo da educação especial;
XIII – oferecer cursos e programas para a consolidação das ações direcionadas ao acolhimento dos estudantes;
XIV – promover ações de sensibilização e orientação de professores e técnico-administrativos da Unilab no trabalho com esses estudantes público-alvo da educação especial;
XV – propor e mediar ações voltadas para a garantia da acessibilidade na Unilab;
XVI – buscar estratégias para garantir o acesso e a permanência dos estudantes público-alvo da educação especial;
XVII – criar a Comissão de Acessibilidade dos representantes dos Campi da Unilab, composta por alunos, professores, técnico-administrativos e representantes das organizações de classe que representam a pessoa com deficiência;
XVIII – propor estratégias para remover obstáculos arquitetônicos, pois restringem a autonomia, a liberdade e a individualidade das pessoas com deficiência ou mobilidade; XIX – promover o acompanhamento acadêmico dos estudantes com deficiências, transtorno global do desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação;
XX – adquirir equipamentos, mobiliários, materiais didáticos específicos e recursos tecnológicos para que os estudantes possam usufruir das diversas situações pedagógicas, comunicacionais e formativas;
XXI – assessorar, coordenar e orientar as atividades relativas à acessibilidade nos Campi da Unilab, nos Estados do Ceará e da Bahia, tais como, apoio a vestibulandos, a estudantes de graduação e pós-graduação e à criação de meios que possibilitem a permanência de estudantes com deficiência no ensino superior; e
XXII – propor políticas de avaliação contínua dos cursos de graduação que forneçam elementos para implementar as reformas curriculares que forem necessárias.
O Núcleo de Inclusão, Acessibilidade e Diversidade (NIADI) nos Campi terão como atribuições:
I – identificar demandas relacionadas à acessibilidade e à inclusão em seus respectivos Campi;
II – implementar as ações indicadas tanto pelo próprio Núcleo, bem como pela Comissão de Acessibilidade;
III – promover ações em parceria com a comunidade e redes locais, visando à democratização da Universidade, nos níveis locais, para acolher as pessoas com deficiência;
IV – atuar de maneira colaborativa e interativa em conjunto com a CDHAA/Proape;
V – implementar o Plano de Acessibilidade junto aos outros setores e Pró-reitorias da Unilab;
VI – oferecer atendimento especializados aos alunos público-alvo da educação especial;
VII – promover formação continuada aos profissionais da Unilab;
VIII – acompanhar o desempenho acadêmico dos alunos público-alvo da educação especial; IX – monitorar a execução do Plano de Acessibilidade;
X – apresentar relatórios periódicos acerca da realização das ações próprias do Núcleo e da implementação das ações propostas no Plano de Acessibilidade; e
XI – avaliar e emitir parecer acerca da política de inclusão e acessibilidade implementada no âmbito da Unilab.