Objetivos e Atribuições do NIADI

Objetivos e Atribuições do NIADI

Objetivos do Núcleo de Inclusão, Acessibilidade e Diversidade (NIADI):

I – executar o Plano de Acessibilidade para Unilab, contemplando as exigências da legislação em vigor;

II – orientar e acompanhar a construção dos prédios da Unilab, considerando a normatização de desenho universal e acessibilidade;

III – planejar a organização de um espaço físico acessível e dotado de equipamentos, instrumentos, materiais pedagógicos e recursos didáticos para apoiar a inclusão acadêmica e a acessibilidade dos alunos com deficiência, transtornos e superdotação;

IV – desenvolver o trabalho de inclusão acadêmica e acessibilidade na Unilab, articulada à ações de ensino, pesquisa e extensão dos institutos e dos cursos de graduação;

V – ofertar o atendimento educacional especializado no ensino superior com sala multifuncional e para atendimento especializado, sempre que for necessário;

VI – ofertar cursos de capacitação na área de Educação Especial para docentes, técnicos, alunos universitários e comunidade externa, como ações de extensão;

VII – desenvolver projetos de extensão e pesquisa que apoiem a qualificação do ensino superior na perspectiva da educação inclusiva e apoiar as políticas locais das realidades educacionais do entorno da Unilab;

VIII – fomentar parcerias e ações que objetivem desenvolver projetos de inclusão dos alunos e alunas da Unilab;

IX – desenvolver canais de comunicação com as escolas públicas da Região do Maciço do Baturité e do Recôncavo Baiano;

X – desenvolver ações conjuntas com as instituições de Educação especial do Estado do Ceará e do Estado da Bahia, visando incentivar o acesso à universidade do público da educação especial;

XI – estimular projetos de pesquisa, extensão e ensino que problematizem e dialoguem com as temáticas relacionadas à inclusão, acessibilidade e educação especial; XII – fomentar a criação de redes colaborativas para formação inicial e continuada de professores para atuarem no campo da educação especial;

XIII – oferecer cursos e programas para a consolidação das ações direcionadas ao acolhimento dos estudantes;

XIV – promover ações de sensibilização e orientação de professores e técnico-administrativos da Unilab no trabalho com esses estudantes público-alvo da educação especial;

XV – propor e mediar ações voltadas para a garantia da acessibilidade na Unilab;

XVI – buscar estratégias para garantir o acesso e a permanência dos estudantes público-alvo da educação especial;

XVII – criar a Comissão de Acessibilidade dos representantes dos Campi da Unilab, composta por alunos, professores, técnico-administrativos e representantes das organizações de classe que representam a pessoa com deficiência;

XVIII – propor estratégias para remover obstáculos arquitetônicos, pois restringem a autonomia, a liberdade e a individualidade das pessoas com deficiência ou mobilidade; XIX – promover o acompanhamento acadêmico dos estudantes com deficiências, transtorno global do desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação;

XX – adquirir equipamentos, mobiliários, materiais didáticos específicos e recursos tecnológicos para que os estudantes possam usufruir das diversas situações pedagógicas, comunicacionais e formativas;

XXI – assessorar, coordenar e orientar as atividades relativas à acessibilidade nos Campi da Unilab, nos Estados do Ceará e da Bahia, tais como, apoio a vestibulandos, a estudantes de graduação e pós-graduação e à criação de meios que possibilitem a permanência de estudantes com deficiência no ensino superior; e

XXII – propor políticas de avaliação contínua dos cursos de graduação que forneçam elementos para implementar as reformas curriculares que forem necessárias.

O Núcleo de Inclusão, Acessibilidade e Diversidade (NIADI) nos Campi terão como atribuições:

I – identificar demandas relacionadas à acessibilidade e à inclusão em seus respectivos Campi;

II – implementar as ações indicadas tanto pelo próprio Núcleo, bem como pela Comissão de Acessibilidade;

III – promover ações em parceria com a comunidade e redes locais, visando à democratização da Universidade, nos níveis locais, para acolher as pessoas com deficiência;

IV – atuar de maneira colaborativa e interativa em conjunto com a CDHAA/Proape;

V – implementar o Plano de Acessibilidade junto aos outros setores e Pró-reitorias da Unilab;

VI – oferecer atendimento especializados aos alunos público-alvo da educação especial;

VII – promover formação continuada aos profissionais da Unilab;

VIII – acompanhar o desempenho acadêmico dos alunos público-alvo da educação especial; IX – monitorar a execução do Plano de Acessibilidade;

X – apresentar relatórios periódicos acerca da realização das ações próprias do Núcleo e da implementação das ações propostas no Plano de Acessibilidade; e

XI – avaliar e emitir parecer acerca da política de inclusão e acessibilidade implementada no âmbito da Unilab.

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