Comissão de Ética Pública
APRESENTAÇÃO
O Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, estabeleceu que em todos os órgãos e entidades da Administração Pública federal direta e indireta ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura.
Saiba o que faz uma Comissão de Ética Pública, clique aqui.
Contatos:
E-mail: etica@unilab.edu.br
Endereço: Avenida da Abolição, 3 – Centro – Campus da Liberdade – Bloco Anexo
Telefone: 85 3332 6206
COMPOSIÇÃO:
- Presidente – 1º Titular – vago
- Suplente – vago
- 2º Titular – vago
- Suplente – vago
- 3º Titular – vago
- Suplente – vago
- Secretária Executiva – Josely de Sousa Alve
BOLETIM INFORMATIVO
CALENDÁRIO DE REUNIÕES
CURSOS DE CAPACITAÇÃO:
- Introdução à Gestão e Apuração da Ética Pública.
- Ética e Serviço Público.
- Educação em Direitos Humanos.
EMENTAS (publicações de extratos das atas e decisões)
Extrato das Atas
- 2022
CONFLITO DE INTERESSES
Pensando em pedir uma licença para interesse particular?
Foi convidado para um conselho?
Quer prestar consultoria?
Você gosta de falar em público?
Pensando em dar aulas?
O que é conflito de interesse?
Considera-se conflito de interesses, a situação gerada pelo confronto entre interesses públicos e privados, que possa comprometer o interesse coletivo ou influenciar, de maneira imprópria, o desempenho da função pública. Entende-se como informação privilegiada, aquela que diz respeito a assuntos sigilosos ou aquela relevante ao processo de decisão no âmbito da UNILAB que tenha repercussão econômica ou financeira e que não seja de amplo conhecimento público.
Submetem-se ao regime desta Portaria Reitoria nº 747/2025, os ocupantes de Cargos de Direção, nomeados com a respectiva CD, bem como os ocupantes de cargos ou função cujo exercício proporcione acesso a informação privilegiada capaz de trazer vantagem econômica ou financeira para o agente público ou para terceiro, ou que se enquadrem em situações que indiquem possível conflito de interesse, ainda que em gozo de licença ou afastamento.
Os casos de conflito de interesses apurados no âmbito da UNILAB serão analisados, prioritariamente, pela Comissão de Ética Pública da UNILAB, sendo encaminhados à Corregedoria da UNILAB apenas quando houver indícios de infração disciplinar ou quando a situação extrapolar o âmbito de competência da Comissão de Ética, nos termos da legislação aplicável.
Sistemas para consulta de conflito de interesse:
E-Patri: Sistema e-Patri é a plataforma eletrônica por meio da qual os agentes públicos civis da administração pública federal direta e indireta apresentam as respectivas declarações de bens e também as declarações de situações que possam gerar conflito de interesses.
SeCi: A CGU desenvolveu o SeCI – Sistema Eletrônico de Prevenção de Conflito de Interesses, que possibilita o envio das consultas e pedidos de autorização de forma simples e ágil pelos agentes públicos, via web. As solicitações serão encaminhadas pelo Sistema diretamente aos órgãos e entidades de exercício, que por sua vez fazem a análise preliminar e podem encaminhar os pedidos eletronicamente à Controladoria Geral da União (CGU).
E-Agendas: O e-Agendas é um sistema on-line que contém as agendas de compromissos públicos de ocupantes de determinados cargos e funções da Administração Pública federal. Instituído por força do Decreto n° 10.889/2021, essa ferramenta possui grande importância para o controle social, ajudando a prevenir conflitos de interesses e a promover a transparência, a ética e a integridade.
Link para consultar agendas públicas
Painel de Acompanhamento de Conflitos de Interesse.
Legislação sobre o tema:
LEGISLAÇÃO (Resoluções, decretos etc.)
COMPOSIÇÃO ANTERIOR
- Portaria GR nº 686, de 22 de agosto de 2015;
- Portaria GR nº 1.299, de 13 de dezembro de 2018;
- Portaria Reitoria Nº 314, de 14 de setembro de 2021
- Portaria Reitoria Nº 339, 18 de outubro de 2022
Estão relacionados, abaixo, assuntos que recorrentemente geram dúvidas às comissões de ética setoriais. Os temas foram selecionados com base nas consultas recebidas pela CEP sobre o Sistema de Gestão da Ética Pública.
PAINEL GERENCIAIS (BI)
TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO – ENAP
3- Gestão e Apuração da Ética Pública – Avançado.