Emissão e Registro de Diplomas Internos e Externos
A Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura (PROADI), por meio da Divisão de Arquivo e Protocolo (DIARP) e da Seção de Registro e Expedição de Documentos (SEREX), é responsável pela emissão e registro de diplomas na UNILAB.
Diplomas Internos
Os diplomas internos correspondem aos diplomas dos cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu e lato sensu ofertados pela UNILAB, cuja emissão e registro são realizados pela própria instituição.
Em conformidade com as normas do Ministério da Educação (MEC), a UNILAB não realiza mais a emissão de diplomas de graduação em suporte físico (papel). Atualmente, os diplomas de graduação são emitidos exclusivamente em formato digital e podem ser acessados conforme as orientações disponíveis no Manual de Como Ter Acesso ao Diploma Digital no SIGAA .
Os diplomas de pós-graduação que ainda são emitidos em formato físico (papel) podem ser retirados presencialmente de segunda a sexta-feira, no Campus da Liberdade, na Sala do Protocolo/DIARP.
A retirada está condicionada a agendamento prévio, que deve ser solicitado pelo e-mail: serex@unilab.edu.br.
Diplomas Externos
Os diplomas externos correspondem aos diplomas de graduação emitidos por instituições privadas de ensino superior não universitárias que possuem convênio com a UNILAB para fins de registro de diplomas.
As instituições interessadas em firmar convênio com a UNILAB para o registro de diplomas devem encaminhar a documentação listada a seguir:
- Requerimento de solicitação de credenciamento, contendo, obrigatoriamente:
- Código e-MEC;
- Endereço da instituição;
- Identificação da mantenedora;
- Número do CNPJ.
- Ato de credenciamento ou de renovação de credenciamento da Instituição de Ensino Superior (IES) junto ao Ministério da Educação (MEC);
- Indicação do(s) agente(s) institucional(is) autorizado(s) a solicitar o registro de diplomas junto à UNILAB;
- Termo de responsabilidade do(s) agente(s) indicado(s), assumindo a autenticidade dos diplomas para os quais os registros forem solicitados;
- Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral no CNPJ, atualizado;
- Estatuto, Contrato Social ou outro documento de constituição da instituição;
- Ata de eleição da diretoria ou documento equivalente;
- Documento específico que comprove os poderes legais do representante, quando tais poderes não constarem expressamente no documento de constituição ou de designação da representação legal, para a prática de atos de gestão e assinatura do convênio;
- Documento oficial de identificação com foto, atualizado, do responsável legal pela instituição;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF) do responsável legal pela instituição.
Para obter mais informações sobre o processo de credenciamento ou esclarecer dúvidas, acesse a página institucional da DIARP ou entre em contato pelo e-mail: diarp@unilab.edu.br.