Estrutura Organizacional – ICS


GESTORES

Thiago Moura de Araújo- Diretor do ICS

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2006), Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2009 e 2012, respectivamente). Especialista em Enfermagem Dermatológica e Estomaterapia. Habilitação em Laserterapia. Atualmente é Professor Adjunto C da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Diretor do Instituto de Ciências da Saúde da UNILAB (2017-2021; 2021-2025) e docente do Mestrado Acadêmico em Enfermagem da UNILAB. Bolsista Produtividade de Interiorização da FUNCAP (2016-2018; 2020-2022). Líder do Diretório de Pesquisa Tecnologias e Cuidado de Enfermagem (CNPq). Atua principalmente nos seguintes temas: prevenção e tratamento de feridas agudas e crônicas, Assistência ao paciente crítico, diabetes tipo 2, tratamento farmacológico e enfermagem, laserterapia. Coordenador do Grupo de Pesquisa “Assistência de Enfermagem ao Indivíduo com Feridas Agudas e Crônicas” e Coordenador do Ambulatório de Feridas e Estomias do Hospital Santa Izabel em Aracoiaba/Ce em parceria com a UNILAB. Responsável pelo Ambulatório de Feridas do Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS) da UNILAB. Áreas de pesquisa: enfermagem dermatológica; estomaterapia, feridas complexas, diabetes mellitus; educação em saúde, tecnologias em saúde e terapia intensiva.

Daniel Freire de Sousa- Vice-Diretor

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (2006), habilitação em Análises Clínicas (2007), Farmácia Industrial (2010) e Doutorado em Biotecnologia em Saúde pela Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO (2010). Atua na área de Toxinologia cardiorrenal, bem como em estudos relacionados às dislipidemias e seu tratamento, suplementação alimentar, produtos naturais, além de pesquisas epidemiológicas, animais peçonhentos e estudo de controle de qualidade de insumos farmacêuticos.

Stella Maia Barbosa- Coordenadora do Curso de Enfermagem

Enfermeira. Especialista em Saúde da Família e em Gestão da Qualidade nos serviços de saúde. Mestre e Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Professora Adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB. Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da UNILAB. Tem experiência como tutora de educação à distância de cursos de especialização e aperfeiçoamento na área da saúde e com trabalhos na área de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente, Hemoterapia, Hematologia, Pesquisa Clínica, Educação em Saúde e em temas relacionados à Promoção da Saúde.

Andressa Suelly Saturnino de Oliveira- Vice-Coordenadora do Curso de Enfermagem

Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB-Ceará). Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC) (2017). Mestre em Cuidados Clínicos em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) (2011). Especialista em Enfermagem do Trabalho pela UECE (2011). Graduada em Enfermagem pela UECE (2009). Tem experiência na área de Enfermagem em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde coletiva, hipertensão arterial e saúde cardiovascular.

Francisco Washington Araújo Barros Nepomuceno- Coordenador do Curso de Farmácia

Licenciado em Química pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e bacharel em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com mestrado e doutorado em Farmacologia pelo Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFC. Desenvolve pesquisa na área de oncologia experimental testando novos compostos (naturais e sintéticos) em modelos de câncer in vitro e in vivo como parte dos estudos pré-clínicos. Assim, tem experiência nos temas atividade citotóxica, antitumoral e toxicológica participando de projetos de pesquisa aprovados pelo CNPq e CAPES para o estudo do mecanismo de ação de novas drogas anti-câncer em colaboração com o Laboratório Nacional de Oncologia Experimental da UFC. Nesse contexto, destaca-se o projeto de cooperação internacional “Development of liposomal formulations with anticancer therapeutic potential using Brazilian lead compounds” (Programa CAPES-DFATD 2018) em parceria com a British Columbia Cancer Agency e a University of British Columbia (Vancouver, Canadá) onde realizou seu estágio pós-doutoral desenvolvendo lipossomas contendo fármacos anticâncer associados ao metal cobre. É autor de mais de uma dezena de trabalhos científicos publicados em periódicos indexados e apresentados em congressos nacionais e internacionais. É participante, como inventor, de 3 patentes relacionadas ao desenvolvimento de novas drogas com potencial anticâncer registradas em orgãos nacionais e internacionais. Também, possui experiência na organização de eventos científicos na área de oncologia e biotecnologia. Atualmente, é professor Associado I da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB) lotado no Instituto de Ciências da Saúde

Jeferson Falcão do Amaral- Vice-Coordenador do Curso de Farmácia

Professor Adjunto Classe C3 da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (2000), Mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (2004) e Doutorado em Farmacologia pela mesma Universidade (2010). Especialista em Gestão Estratégica de Instituições de Ensino Superior-IES (FAMETRO). Especialista em Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica (IPOG). Especialização em Fitoterapia e Prescrição de Fitoterápicos em andamento (Faculdade Metropolitana). Especialização em Saúde Mental em andamento (FAVENI). Curso de Formação em Psicanálise Clínica em andamento (Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica – IBPC). Professor do Curso de Farmácia (Farmacologia Aplicada, Introdução à Farmácia, Semiologia Farmacêutica, Farmácia Clínica e Estágios). Professor Permanente do Mestrado em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS/UNILAB). Professor Orientador TCCs da Residência Uni/Multiprofissional da ESP-CE (TEMA: Saúde Mental/Coletiva). Coordenador do Grupo de Pesquisa e Extensão em Utilização de Medicamentos (GPUMed – UNILAB). Vice-Coordenador do Curso de Farmácia da UNILAB. Coordenador do Polo EAD de Redenção-CE (IEAD/UNILAB). Farmacêutico Clínico do Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS/ICS/UNILAB). Membro da Comissão Técnica Assessora de Farmácia Comunitária e Serviços Farmacêuticos (CRF-CE). Membro da Comissão Técnica Assessora de Assistência Farmacêutica (CRF-CE). Tem experiência na área de Gestão Acadêmica e Gestão da EAD.

Ivan Batista Coelho- Coordenador do Curso de Medicina

Doutor pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais e Especialista em Terapia Intensiva, com titulação em 1995. Possui formação em outras áreas como Medicina Preventiva, Administração Hospitalar e Análise de Sistemas. Atuou como médico em centros de saúde e unidades de urgência e tem 30 anos de experiência em medicina intensiva. Foi consultor da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e do Programam das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano (PNUD). Exerceu funções diretivas em hospital de grande porte, em gestões municipal, estadual e federal e também no setor privado. Na área de ensino e pesquisa, desenvolveu e implementou várias disciplinas da graduação médica, com destaque para semiologia médica, medicina geral de adultos, suporte básico e avançado de vida, eletrocardiografia clínica, internatos ambulatoriais e hospitalares de urgência e emergência. Em cursos de residência médica desenvolveu e ministrou disciplinas como metodologia científica e ultrassonografia à beira do leito nas emergências médicas. Atuou ainda como gestor de aprendizagem, facilitador e autor de cursos nas áreas de atenção, gestão e educação no Hospital Sírio Libanês e na Fundação Dom Cabral. Nesse campo merecem destaque o Curso de Especialização em Atenção ao Paciente crítico; o Curso de Especialização em Preceptoria Médica; a Especialização em Processos Educacionais e o Curso de Especialização em Gestão de Hospitais Universitários Federais. Tem livro publicado sobre o parque hospitalar brasileiro, capítulos de livros nas áreas de atenção e educação e artigos publicados em jornais e revistas científicas.

Anne Fayma Lopes Chaves – Coordenadora do Mestrado em Enfermagem

Graduada em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza (2009). Especialista em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva pela UECE. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2012). Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2016). Atualmente é professor Adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UNILAB. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Promoção da Saúde Sexual e Reprodutiva (NEPPSS) da UFC. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Promoção da Saúde Sexual e Reprodutiva do Curso de Enfermagem (PROSSER) da UNILAB. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase na Saúde da Mulher e na Saúde do Adulto.

Livia Moreira Barros – Vice-Coordenadora do Mestrado

Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Ceará (2012). Especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva pela UECE (2014) e Especialista em Preceptoria no SUS pelo Hospital Sírio-Libanês (2017). Mestre em Enfermagem na Promoção da Saúde pelo PPGENF-UFC (2015). Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (PPGENF-UFC). Fellow Faimer Brasil 2017. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), do Mestrado Acadêmico em Enfermagem da UNILAB e do Mestrado Profissional em Saúde da Família da RENASF/Pólo Fiocruz. Coordenadora do Grupo de Estudo em Cuidados de Enfermagem na Saúde do Adulto (GECESA/UNILAB). Tem experiência na área de Enfermagem com ênfase em Saúde do Adulto. Atua nos seguintes temas de investigação: cirurgia bariátrica, educação do paciente, tecnologias educacionais, qualidade de vida, segurança do paciente, pacientes críticos e promoção da saúde.

Emanuella Silva Joventino Melo – Coordenadora de Pós-Graduação em Gestão em Saúde

Professora adjunto A da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, atuando na graduação em Enfermagem e do Mestrado Acadêmico em Enfermagem da referida instituição. Coordenadora do Curso de Especialização de Gestão em Saúde da UNILAB. Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da UNILAB. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Enfermagem na Promoção da Saúde (UFC). Realizou a modalidade mestrado sanduíche na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Doutora e Pós-Doutora em Enfermagem pela UFC. Participante do Grupo de Pesquisa Processo de cuidar em enfermagem na saúde da criança e do adolescente (UNILAB) e do Grupo de pesquisa: Promoção da Saúde da Criança e da Família (UFC), ambos cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa-CNPq. Atua principalmente na área de Saúde da Criança.

Ocultar área secundária
Ícone de seta para alternar a visualização da sidebar