Estrutura Organizacional – ICS


Juliana Jales de Hollanda Celestino – Diretora do ICS
Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (2005), Mestrado (2006) e Doutorado (2010) em Ciências Veterinárias pela UECE. Recebeu Menção Honrosa do Prêmio CAPES de Tese – Edição 2011 na área Medicina Veterinária. É atualmente Diretora do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Professora Efetiva no ICS – Curso de Enfermagem e Farmácia e Professora Permanente do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). É líder de um grupo de pesquisa da UNILAB intitulado Biotecnologia Aplicada (BIOTA). Faz parte do Grupo de Estudos sobre Zoonoses e Animais (GEZA) da UNILAB. É consultora de periódicos internacionais (Animal Reproduction Science / Reproduction Fertility and Development / Journal of Ovarian Research/ Chronic Diseases and Translational Medicine / Microscopy Research and Technique / Zygote / Domestic Animal Endocrinology / Reproduction in Domestic Animals / Theriogenology / Reproductive Toxicology e Reproductive Sciences) e nacionais (Animal Reproduction e Pesquisa Veterinária Brasileira). Foi bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq na área do conhecimento Biotecnologia, durante o período de março de 2014 a fevereiro de 2017 e foi Coordenadora de Pesquisa e Inovação Tecnológica da UNILAB de 2017 a 2020. Tem experiência nas áreas de Biotecnologia e Fisiologia da Reprodução, Histologia, Biologia celular, atuando principalmente nos seguintes temas: Foliculogênese (folículos ovarianos pré-antrais), Criopreservação (preservação de material genético), Cultivo celular in vitro testando diferentes substâncias, como por exemplo, hormônios, fatores de crescimento, produtos naturais e plantas medicinais.

Daniel Freire de Sousa – Vice-Diretor
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (2006), habilitação em Análises Clínicas (2007), Farmácia Industrial (2010) e Doutorado em Biotecnologia em Saúde pela Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO (2010). Atua na área de Toxinologia cardiorrenal, bem como em estudos relacionados às dislipidemias e seu tratamento, suplementação alimentar, produtos naturais, além de pesquisas epidemiológicas, animais peçonhentos e estudo de controle de qualidade de insumos farmacêuticos.

Hilana Dayana Dodou – Coordenadora do Curso de Enfermagem
Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (PPGENF-UFC). Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (2015). Especialista em Enfermagem do Trabalho pela UECE (2014). Enfermeira graduada pela Universidade Estadual do Ceará (2012). Professora Adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem da UNILAB. Participante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde Sexual e Reprodutiva- NEPPS (UFC) e grupo de pesquisa Promoção da Saúde Sexual e Reprodutiva (PROSSER) da UNILAB.

Priscila Alencar Mendes Reis – Vice-Coordenadora do Curso de Enfermagem
Priscila Alencar Mendes Reis é Professora Adjunto A, nível II da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Doutora em Enfermagem na Promoção da Saúde pela Universidade Federal do Ceará (2014- 2017). Mestre em Enfermagem na Promoção da Saúde pela UFC (2012 – 2014). Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (2010 – 2011). Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Ceará – UFC ( 2006 – 2010), e formação de Socorrista pelo Curso de Extensão ministrado pela Expansão ( 2007 – 2008). Durante a graduação, mestrado e doutora foi bolsista PIBIC – CNPq, FUNCAP e CAPES. Já teve experiência profissional como coordenadora de curso, membro do departamento de processo éticos do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará – COREN-CE, membro da comissão eleitoral do COREN-CE, membro assessoria técnica da enfermagem do INEP, membro pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Enfermagem Neurológica (NUPEN) da UFC, membro pesquisador coordenador do Grupo de Pesquisa em Enfermagem Neurológica (GRUPEN) e professora de pós-graduação em curso de enfermagem do trabalho, engenharia do trabalho e Gestão de Pessoas.

Francisco Washington Araújo Barros Nepomuceno – Coordenador do Curso de Farmácia
Licenciado em Química pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e bacharel em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com mestrado e doutorado em Farmacologia pelo Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFC. Desenvolve pesquisa na área de oncologia experimental testando novos compostos (naturais e sintéticos) em modelos de câncer in vitro e in vivo como parte dos estudos pré-clínicos. Assim, tem experiência nos temas atividade citotóxica, antitumoral e toxicológica participando de projetos de pesquisa aprovados pelo CNPq e CAPES para o estudo do mecanismo de ação de novas drogas anti-câncer em colaboração com o Laboratório Nacional de Oncologia Experimental da UFC. Nesse contexto, destaca-se o projeto de cooperação internacional “Development of liposomal formulations with anticancer therapeutic potential using Brazilian lead compounds” (Programa CAPES-DFATD 2018) em parceria com a British Columbia Cancer Agency e a University of British Columbia (Vancouver, Canadá) onde realizou seu estágio pós-doutoral desenvolvendo lipossomas contendo fármacos anticâncer associados ao metal cobre. É autor de mais de duas dezenas de trabalhos científicos publicados em periódicos indexados e apresentados em congressos nacionais e internacionais. É participante, como inventor, de 3 patentes relacionadas ao desenvolvimento de novas drogas com potencial anticâncer registradas em orgãos nacionais e internacionais. Também, possui experiência na organização de eventos científicos na área de oncologia e biotecnologia. Atualmente, é professor Associado I da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB) lotado no Instituto de Ciências da Saúde no qual ministra aulas de Bioquímica e Farmacologia. Na UNILAB, foi presidente da comissão de criação do curso de Farmácia e, hoje, exerce a função de coordenador de curso contribuindo para a expansão da universidade nos quesitos interiorização e internacionalização. Como atividade de pesquisa e docência na pós-graduação, participou do Programa de Pós-Graduacão em Ciências Farmacêuticas da UFC com foco na linha de pesquisa “Biologia para a Saúde”.

Yara Santiago de Oliveira – Vice-Coordenadora do Curso de Farmácia
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (2013), Mestrado e Doutorado em Ciências Farmacêuticas UFC (2015 e 2019, respectivamente). Doutorado sanduíche na Universidade de Limerick – Irlanda (2015), com ênfase em Cristalografia. Atualmente é professora Adjunta A do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira no curso de Farmácia e atua como membro permanente do Programa de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF). Publicou trabalhos em revistas indexadas. Tem experiência na área de Controle e Garantia de Qualidade de Medicamentos, Equivalência Farmacêutica e Física do Estado Sólido, com ênfase nas aplicações em fármacos, atuando principalmente nos temas relativos a polimorfismo em fármacos, engenharia de cristais, espectroscopia vibracional, análise térmica e difração de raios-x de pó e monocristal.

Ivan Batista Coelho – Coordenador do Curso de Medicina
É Professor Adjunto do Departamento de Clínicas da Escola de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto, que coordenou por dois anos. Doutor pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais e Especialista em Terapia Intensiva, com titulação em 1995. Possui formação em outras áreas como Medicina Preventiva, Administração Hospitalar e Análise de Sistemas. Atuou como médico em centros de saúde e unidades de urgência e tem 30 anos de experiência em medicina intensiva. Foi consultor da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e do Programam das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano (PNUD). Exerceu funções diretivas em hospital de grande porte, em gestões municipal, estadual e federal e também no setor privado. Na área de ensino e pesquisa, desenvolveu e implementou várias disciplinas da graduação médica, com destaque para semiologia médica, medicina geral de adultos, suporte básico e avançado de vida, eletrocardiografia clínica, internatos ambulatoriais e hospitalares de urgência e emergência. Em cursos de residência médica desenvolveu e ministrou disciplinas como metodologia científica e ultrassonografia à beira do leito nas emergências médicas. Atuou ainda como gestor de aprendizagem, facilitador e autor de cursos nas áreas de atenção, gestão e educação no Hospital Sírio Libanês e na Fundação Dom Cabral. Nesse campo merecem destaque o Curso de Especialização em Atenção ao Paciente crítico; o Curso de Especialização em Preceptoria Médica; a Especialização em Processos Educacionais e o Curso de Especialização em Gestão de Hospitais Universitários Federais. Tem livro publicado sobre o parque hospitalar brasileiro, capítulos de livros nas áreas de atenção e educação e artigos publicados em jornais e revistas científicas.

Lívia Moreira Barros – Coordenadora do Mestrado e Doutorado em Enfermagem
Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Ceará (2012). Especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva pela UECE (2014) e Especialista em Preceptoria no SUS pelo Hospital Sírio-Libanês (2017). Doutora em Enfermagem na Promoção da Saúde pela Universidade Federal do Ceará (2017). Fellow Faimer Brasil 2017. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UNILAB. Docente do Mestrado Profissional em Saúde da Família da RENASF/Pólo Fiocruz. Coordenadora do Grupo de Estudo em Cuidados de Enfermagem na Saúde do Adulto (GECESA/UNILAB). Tem experiência na área de Enfermagem com ênfase em Saúde do Adulto. Atua nos seguintes temas de investigação: desenvolvimento e validação de tecnologias educacionais, doenças cardiometabólicas, cirurgia bariátrica, qualidade de vida, segurança do paciente, pacientes críticos e promoção da saúde. Expertise em estudos metodológicos e experimentais.

Paula Marciana Pinheiro de Oliveira – Vice-Coordenadora do Mestrado e Doutorado em Enfermagem
Doutora em Enfermagem na Promoção da Saúde pela Universidade Federal do Ceará (2013). Mestre em Enfermagem na Promoção da Saúde pela Universidade Federal do Ceará (2009). Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2007). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). É pesquisadora e Líder no Grupo de Pesquisa (CNPq):Promoção da Saúde no cenário dos países Lusófonos: Assistência, comunicação e tecnologias à Pessoa com/sem vulnerabilidade. (UNILAB). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (UNILAB). Área de concentração: Promoção da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Fundamentos de Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Saúde do Adulto, Pessoa com Deficiência, Tecnologia Assistiva, Doenças Crônicas (Hipertensão e Diabetes), Promoção da Saúde e Comunicação.

Jairo Domingos de Morais – Coordenador do Mestrado em Sáude da Familia (PPGSF/RENASF)
Fisioterapeuta pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB; Mestre e Doutor em Modelos de Decisão em Saúde; Professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Líder do Grupo de pesquisa e Estudos em Saúde Pública (GPESP). Coordenador do Programa de Pós-Graduação Profissional em Saúde da Família PPGSF/UNILAB da RENASF com experiência nas áreas de Estatística, Educação em Saúde, Epidemiologia, Fisiologia, Saúde Coletiva, Saúde Pública e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde com ênfase na promoção, prevenção e reabilitação em saúde.

Leidiane Minervina Moraes de Sabino – Vice-Coordenadora do Mestrado em Sáude da Familia (PPGSF/RENASF)
Professora Adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB. Vice coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde da Família (RENASF/Nucleadora UNILAB). Doutora e Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialização concluída em Terapia Intensiva pela Escola de Saúde Pública do Ceará e em Saúde da Família pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Graduação em Enfermagem pela UFC. Integrante do Projeto de Pesquisa Processo de cuidar em enfermagem na saúde da criança e do adolescente (UNILAB), cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa-CNPq. Durante a graduação teve experiência de Ensino (Bolsista de Iniciação à Docência por um ano da disciplina Coordenação de Grupos e por um semestre da disciplina Enfermagem no Processo de Cuidar da Criança I); Pesquisa ( Bolsista de Iniciação Científica durante um ano) e Extensão (Bolsista de Extensão do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET/SAÚDE por um ano e meio). Tem experiência em educação em saúde, elaboração de tecnologias educacionais e saúde da criança e do adolescente. Experiência profissional na docência (Professora Adjunta da UNILAB, Professora Substituta da Universidade Federal do Ceará – UFC e da Universidade Estadual do Ceará – UECE, professora do Curso de Enfermagem da Unifametro e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC ) e na assistência (atenção básica e unidade hospitalar).

Ocultar área secundária
Ícone de seta para alternar a visualização da sidebar