Instituto de Ciências da Saúde
O Instituto de Ciências da Saúde representa uma das Unidades Acadêmicas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. A Unidade Acadêmica é o estabelecimento de ensino que possui sede e estrutura administrativa própria, realiza atividades de pesquisa e extensão e oferece curso superior. O Instituto trabalha com o espelho da universidade, tendo como objetivo o tripé: Ensino, Pesquisa e Extensão. As chefias máximas dessa unidade executiva e administrava, Diretor e Vice-Diretor, são responsáveis pela coordenação, fiscalização e superintendência das atividades de responsabilidade da Unidade Acadêmica.
Como missão do ensino: a formação de profissionais altamente capacitados para desempenhar suas funções de técnica-humanizada, com qualidade e amor. Como missão da pesquisa: Desenvolvimento das habilidades científicas dos alunos, de modo a contribuir com pesquisas científicas e com o desenvolvimento da saúde. Como missão de extensão: Trazer para comunidade melhoria da saúde e uma aproximação universidade-comunidade local.
O Instituto conta com os cursos de Enfermagem e Farmácia na modalidade graduação, O curso de Gestão em Saúde e Saúde da Família na modalidade pós-graduação e o programa do Mestrado em Enfermagem. Atualmente o Curso de Graduação em Medicina está sendo implantado, com previsão de abertura em breve.
O Instituto ainda conta com dois órgãos complementares, o primeiro é o Biotério da universidade que tem sua estrutura física montada no campus dos palmares. O mesmo tem como objetivo a pesquisa sendo um ambiente que oferece condições adequadas para a realização dos protocolos requeridos do início ao fim dos projetos e que contempla os cuidados necessários para a manutenção do bem-estar animal. O segundo órgão complementar é o Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS) que auxilia nas três vertentes; ensino, pesquisa e extensão. O CAIS tem como objetivo os atendimentos de saúde ao público interno e externo, com serviços das especialidades dos professores e técnico-administrativos, bem como o alinhamento para o ensino e pesquisa do Instituto.