Perguntas Frequentes – SGIT

A SGIT é responsável por receber denúncias e aplicar penalidades?

Não. Por mais que seja um órgão de controle vinculado à reitoria, a SGIT tem papel de orientação e monitoramento, mas não entrando nas competências de recebimento de denúncias e aplicação de penalidades. Cabe à Ouvidoria a atribuição de receber denúncias e à  Corregedoria a de apurar e instaurar os processos disciplinares.

Qual a importância de uma boa governança?
Sem governança adequada é muito menos provável que os interesses identificados reflitam as necessidades dos cidadãos. As boas práticas de governança contribuem para que as soluções propostas sejam as mais adequadas e os resultados esperados impactem positivamente a sociedade.

O que é Relatório iGG e onde posso visualizar o da instituição?
O Índice Integrado de Governança e Gestão Pública é um levantamento realizado pelo TCU para conhecer melhor a situação da governança no setor público e estimular as organizações públicas a adotarem boas práticas de governança e pode ser encontrado no menu Governança na página SGIT.

Quais as instâncias de integridade existentes na Unilab?
A Secretaria de Governança, Integridade e Transparência; Comissão de Ética Pública; Corregedoria; Auditoria Interna; Ouvidoria; e Superintendência de Gestão de Pessoas. Saiba mais sobre a atuação de cada uma delas no menu Integridade na página da SGIT.

O que são riscos para integridade?
São fragilidades que possam existir nos processos que venham a favorecer que práticas como a corrupção e as fraudes venham ocorrer.

Qual a importância da gestão de riscos?
Assim como os riscos para a integridade, outros tipos de riscos podem existir. É importante que a gestão seja feita de forma adequada para que o que é apenas um risco não venha se tornar um evento (acontecimento), podendo prejudicar o cumprimento dos objetivos da instituição.

Atualizado em 27/07/2022

Ocultar área secundária
Ícone de seta para alternar a visualização da sidebar