SEPE – Campus Bahia
Seção de Políticas Estudantis (SEPE)
Competências:
Acompanhar, planejar e executar, no âmbito do Campus dos Malês e em articulação com a Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (PROPAE), projetos e ações integrantes da Política de Assistência Estudantil da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), com vistas a garantir e qualificar a permanência do corpo discente no espaço universitário, em especial àqueles que se encontram em condição de vulnerabilidade social e econômica, em conformidade com a finalidade e os objetivos dispostos no Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).
Contato: sepe@unilab.edu.br | 71 3651-8255
Funcionamento: Seg a sex, 8h – 12h | 13h – 17h
Integrantes, cargos e funções:
Amarildo Sousa Rocha Filho – Médico
Cristiane Souza de Jesus – Apoio Administrativo
Dilson Lima Gonçalves – Psicólogo/Chefe de Seção
Fabrício dos Passos Pereira – Técnico em Enfermagem
Leila Karina dos Santos Machado – Assistente Social
Lislane Improta Freitas – Assistente Social
Vanessa Falconeri Santos – Enfermeira
Serviço de Acompanhamento ao Estudante
Competências e atividades:
Desenvolve, no âmbito do Campus dos Malês, ações com o objetivo de viabilizar e qualificar a permanência estudantil, em especial dos estudantes em situação de vulnerabilidade social e econômica, conforme disposto no Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Composta por assistentes sociais, a equipe realiza atividades de atendimento e acompanhamento social aos estudantes, presta orientações e esclarecimentos sobre direitos e deveres relacionados à política estudantil, bem como sobre outras políticas sociais de acesso à cidadania; desenvolve pesquisas de caráter socioeconômico e cultural com a finalidade de conhecer o perfil discente; define o público prioritário para a atribuição de auxílios a partir de análise socioeconômica; realiza o monitoramento e avaliação do(s) programa(s) de assistência estudantil em desenvolvimento; a articulação com outras unidades gestoras da Unilab com vistas ao encaminhamento dos estudantes para atendimento de suas necessidades.
Clique aqui e conheça o Plano de Atuação do Serviço Social na UNILAB
Contato | Como acessar os serviços:
Através do e-mail : atendimentosocialmales@unilab.edu.br, do telefone 71 3651-8252, ou presencialmente, nos horários de atendimento, na sala de atendimento social (1º andar próximo à direção do campus).
Funcionamento: Segunda-feira a sexta-feira | Horário: 08h às 17h
Horário de Atendimento Social Presencial: 09h às 11h30 | Horário: 13h às 15h30
Integrantes e funções:
Lislane Improta – Assistente Social
Leila Machado – Assistente Social
Equipe de trabalho presencial e remoto:
SEACE | PRESENCIAL | REMOTO |
Leila Karina | Qua, Qui a Sex | Seg e Ter |
Lislane Improta | Seg, Ter, Qui | Qua e Sex |
Serviço de Atenção à Saúde Estudantil
Competências:
O serviço de saúde da Seção de Políticas estudantis (SEPE) tem como atribuição desenvolver ações de promoção à saúde, com enfoque no cuidado individual e coletivo, visando o bem-estar da comunidade estudantil, contribuindo para a sua permanência nos cursos da Unilab.
Contato: saudemales@unilab.edu.br | 71 3651-8260
Funcionamento: Seg a sex, 8h – 12h | 13h – 17h
Atendimento Enfermagem: Seg a sex, 8h30 às 11h30 | 13h às 16h
Atendimento Médico: Ter, 8h30 às 11h30 | 13h às 16h
Como acessar os serviços: O serviço pode ser acionado por e-mail, telefone ou presencialmente, por demanda espontânea, na sala de serviço de saúde, localizada no 1º andar do prédio do campus dos Malês.
Integrantes e funções:
Amarildo Sousa Rocha Filho – Médico
Fabrício dos Passos Pereira – Técnico em Enfermagem
Vanessa Falconeri – Enfermeira
Equipe de trabalho presencial e remoto:
SEPE | PRESENCIAL | REMOTO |
Vanessa Falconeri | Ter, Qui, Sex | Seg, Qua |
Amarildo Sousa Rocha Filho | Ter | Seg, Qua |
Fabricio Pereira | Seg, Ter, Qua | Qui e Sex |
Serviço de Atenção à Subjetividade
Competências: Oferecer ao público estudantil do Campus dos Malês espaços de escuta qualificada que possibilitem a expressão e o acolhimento de sentimentos, emoções e vivências relativas à trajetória estudantil, visando auxiliar a adaptação ao contexto universitário, bem como a promoção de saúde mental, entendida como instância fundamental para a qualificação da permanência estudantil.
Contato: atendimentopsicologicomales@unilab.edu.br | 71 3651-8255
Funcionamento: Seg a sex, 8h – 12h | 13h – 17h
Atendimento: Seg a sex, 8h30 às 11h30 | 13h às 16h
Serviços:
Plantão Psicológico:
O Plantão Psicológico é uma modalidade de atendimento breve, pontual e caracterizada por uma escuta qualificada, que tem como proposta acolher a (o) estudante no momento de sua necessidade psicológica. Assim, o atendimento ocorre por ordem de chegada sem a necessidade de agendamentos.
Plantão Psicológico Presencial:
Horário: Quinta-feira, das 9h às 11h30 – das 13h às 16h
Local: Sala de atendimento psicológico (1º andar, ao lado da Direção do Campus dos Malês)
Como acessar: Comparecer presencialmente no dia e dentro da faixa de horário. Atendimentos são realizados sem agendamento, por ordem de chegada.
Plantão Psicológico Remoto:
Horário: Quarta-feira, das 9h às 11h30 – das 13h às 16h.
Local: via plataforma Google Meet.
Como acessar: No dia e na faixa de horário do plantão online, basta entrar em contato através do Whatsapp 71 3651-8255 e aguardar orientações.
Atividades Grupais:
Espaços coletivos que possibilitem o compartilhamento e a interação entre os estudantes com vista à promoção de saúde mental na universidade, sendo direcionados a temáticas específicas e definidas a partir de demandas apresentadas, a exemplo de rodas de conversas, círculos de boas vindas, grupos de apoio, cine-debates, etc
Sempre que um grupo estiver ativo será divulgado à comunidade estudantil com as informações sobre formato, temática, público-alvo, datas e inscrições
Integrante e função:
Dilson Lima Gonçalves – Psicólogo
Equipe de trabalho presencial e remoto:
SEPE | PRESENCIAL | REMOTO |
Dilson Lima Gonçalves | Ter, Qui, Sex | Seg e Qua |
Atenção:
O serviço de atenção à saúde e o serviço de atenção à subjetividade da SEPE/Campus dos Malês não se constituem como serviços de atendimentos clínicos em saúde, no modelo ofertado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), postos de saúde ou Unidades de Pronto-Atendimento (UPAS), não estando vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS) nem ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), não possuindo influência ou controle sobre encaminhamentos de estudantes a serviços de especialidades, cirurgias ou qualquer atendimento realizado fora da universidade, seja pelo SUS ou por instituições de saúde privadas. Ações como agendamento de consultas externas, acompanhamento em fila de espera, realização e marcações de exames, por exemplo, são de responsabilidade do estudante.
Nesse sentido, a proposta dos nossos serviços é acolher estudantes e orientá-los, se necessário, quanto aos fluxos de acesso aos serviços de saúde do SUS nos municípios, a fim de que possam se inserir na rede de assistência e ter acesso aos programas da Assistência básica, como a Estratégia Saúde da Família e a Rede de Assistência Psicossocial (RAPS).
Serviço de Apoio Administrativo da SEPE
Competência: Acompanhar as prestações de contas por parte dos estudantes beneficiários dos auxílios do PAES; Emitir declarações referentes ao PAES.
Contato: comprovacaoauxiliospaesmales@unilab.edu.br
Funcionamento: Seg a sex, 8h – 12h | 13h – 17h
Atendimento presencial: Seg a sex, 8h30 às 11h30 | 13h às 17h
Como acessar os serviços: O serviço pode ser solicitado por e-mail ou presencialmente, na sala nº 10, localizada no 1º andar do prédio do Campus dos Malês.
Equipe de trabalho presencial e remoto
SEPE (Apoio Administrativo) | PRESENCIAL | REMOTO |
Cristiane Souza | Seg a Sex | _____ |