Unilab distribui primeiro lote de álcool em gel totalmente produzido na instituição

Data de publicação  02/02/2021, 08:25

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) iniciou a distribuição, na última semana, do primeiro lote de álcool em gel totalmente produzido por equipe interna. A iniciativa é fruto do Projeto de Enfrentamento à Covid, coordenado pelo Instituto de Ciências da Saúde (ICS), sob direção do professor Thiago Moura Araújo. Já na primeira remessa foram produzidos 16 kg do produto, que será destinado ao consumo interno e também à Associação de Pais e Amigos de Deficientes de Redenção (APADR), localizada no distrito de Antônio Diogo.

A equipe responsável pela produção é composta por 17 pessoas e encabeçada pela professora Raquel Petrilli Eloy, vinculada ao curso de Farmácia do ICS. O projeto conta com o trabalho de graduandos dos cursos de Farmácia e também de Química, além da parceria com a docente Lívia Paulia.

O local de trabalho e produção é o Laboratório de Farmacotécnica, no Campus das Auroras (Redenção-CE). Além de operar com atividades de pesquisa e extensão (como é o caso da produção de álcool em gel), o laboratório atende a atividades práticas de ensino, como as disciplinas Farmacotécnica I e II.

A equipe permanece trabalhando no laboratório com as janelas abertas (para possibilitar a circulação de ar), mantendo toda a profilaxia de utilização de máscaras, luvas e jalecos, de forma a garantir o controle sanitário do produto e a própria segurança dos envolvidos.

No vídeo abaixo, a professora Raquel Petrilli e os estudantes Kesley Pessoa (3º semestre do curso de Farmácia) e Monis Manuel (8º semestre do curso de Química) explicam com mais detalhes sobre o funcionamento da produção de álcool 70% na Unilab e o controle de qualidade ao qual o produto é submetido.

CONTEÚDO RELACIONADO