SGP disponibiliza ações de enfrentamento ao coronavírus no local de trabalho

Data de publicação  11/02/2021, 13:03

Relatório da pesquisa e avaliação das condições dos servidores em trabalho remoto

No período de 18 a 26 de novembro de 2020 foi disponibilizada uma pesquisa junto aos (às) servidores (as) Técnico-Administrativos em Educação cujo objetivo era conhecer a realidade das condições de trabalho remoto.

Com o levantamento, foi possível observar as percepções das pessoas no regime de trabalho (especialmente no contexto de pandemia), as relações de trabalho, os aspectos socioemocionais, ergonômicos e econômicos, a avaliação das pessoas quanto às ações feitas pela SGP no campo da saúde física e mental, inclusive a percepção das pessoas ocupantes de cargos direção ou funções de chefia com sua experiência na gestão durante esse período.

Os dados foram tabulados, organizados em informações e compilados em relatório que já está disponível para acesso de qualquer usuário da informação.

O relatório também foi entregue ao Grupo de Trabalho que está construindo uma proposta de norma para regulamentação do Teletrabalho na Unilab, conforme Portaria Reitoria nº 469, de 13 de novembro de 2020, com fulcro na Instrução Normativa nº 65, de 30 de julho de 2020.

Plano de Trabalho Individual trimestral

Durante o período de 30 (trinta) dias, após a vigência da Instrução Normativa nº 8, de 04 de dezembro de 2020, os dirigentes de unidades, as chefias imediatas e os demais servidores (as) elaboraram os planos individuais de trabalho das equipes sob regime de trabalho remoto ou sob turnos alternados por revezamento, e enviaram à Superintendência de Gestão de Pessoas para validação.

Os planos individuais de trabalho são fruto da pesquisa realizada no período de 18 a 26 de novembro de 2020 com servidoras e servidores para avaliar as condições de trabalho remoto, bem como das práticas adotadas pelo Ministério da Educação, por meio da Portaria SE/MEC nº 491, de 19 de março de 2020, para medidas de prevenção ao contágio da COVID-19.

Enviaram seus planos de trabalho os (as) servidores (as) Técnico-Administrativos em Educação e docentes ocupantes de CD e FG, cujas metas de desempenho estão atreladas ao planejamento interno das unidades e buscam a organização coordenada dos fluxos de trabalho no âmbito de cada unidade, assim como favorece a transparência ativa exigida no Art. 7º, V, da Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 e o accountability institucional.

Outro fator igualmente importante que se espera com os resultados dos planos de trabalho é que, com a experiência obtida com o trabalho remoto nestes últimos 11 (onze) meses combinada com a pesquisa realizada com os servidores técnico-administrativos, será possível obter elementos que auxiliarão no processo de construção da proposta de norma do teletrabalho que está sendo desenvolvida pelo grupo de trabalho criado pela Portaria Reitoria nº 469, de 13 de novembro de 2020, com fulcro na Instrução Normativa nº 65, de 30 de julho de 2020.

Mapeamento Epidemiológico

O retorno do calendário acadêmico, com a possibilidade de realização de atividades práticas, como as de laboratórios, e o retorno gradual seguro das atividades administrativas estabelecido pela Instrução Normativa nº 109, de 29 de outubro de 2020, têm exigido um controle mais efetivo (aproximado) da situação dos servidores nesse contexto de pandemia.

Com o objetivo precípuo de acompanhar e monitorar a dinâmica do quadro de pessoal durante o período de enfrentamento à COVID-19, o Mapeamento Epidemiológico dos servidores e servidoras da Unilab, que ocorre semanalmente, permite que os usuários da informação possam ter uma visão dos resultados obtidos com as medidas de prevenção ao novo coronavírus durante o período de pandemia e auxilia no processo decisório.

No resultado das duas primeiras semanas levantadas, observou-se que já há um fluxo maior de pessoas utilizando-se dos espaços físicos da Unilab para exercer alguma atividade, seja administrativa ou acadêmica. É diante dessas informações que é possível avaliar o potencial quantitativo de pessoas que poderão realizar os testes para detecção ou não da COVID-19 e mensurar melhor a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual – EPI´s dos (as) servidores (as), por exemplo.

A Superintendência de Gestão de Pessoas agradece a todas e todos que contribuíram para a concretização dessas ações e estimula a contínua prestação dos dados requeridos nas orientações internas, a fim de que essas medidas sejam mantidas no sentido de sempre buscar a eficiência, a organização, transparência e segurança no ambiente de trabalho, presencial ou remoto, das servidoras e servidores da Unilab.

As ações expostas nesta matéria estão disponíveis no link: http://unilab.edu.br/medidas-preventivas-coronavirus-covid-19/

CONTEÚDO RELACIONADO