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15 de maio: dia do(a) Assistente Social

“Há mais de 500 anos, sempre na linha de frente” é o tema que une a categoria profissional no ano de 2021

Data de publicação  14/05/2021, 13:08
Postagem Atualizada há 3 anos
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Anualmente, a parceria entre o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e os Conselhos Regionais da área (CRESS) realiza a campanha do Dia do(a) Assistente Social, celebrado em 15 de maio, com o objetivo de dar visibilidade à profissão e às suas bandeiras de luta. O tema das comemorações sempre é definido no ano anterior à data, durante o Encontro Nacional CFESS-CRESS.

Com o mote “Há mais de 500 anos, sempre na linha de frente”, as comemorações do 15 de maio no ano de 2021 (completo um ano da pandemia de Coronavírus) terão como tema o trabalho pela vida e resistência dos povos originários e comunidades tradicionais no campo e na cidade, enfatizando o aprofundamento dos problemas seculares enfrentados por eles no contexto da crise sanitária da Covid-19, tais como: insuficiência de políticas públicas (saúde, assistência social, educação), invasões dos territórios tradicionais com despejos forçados e preconceito.

Assistência Social no Brasil

Assistência Social é uma política pública prevista na Constituição Federal Brasileira de 1988 e, como tal, direito de todos(as) que dela necessite. Junto com as políticas de Saúde e Previdência Social, ela compõe o tripé da Seguridade Social no Brasil.

Já o(a) assistente social é “um ou uma profissional que possui formação em Serviço Social em Instituição de Ensino Superior devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação”, conforme explica Thacyana Ferreira, assistente social e gerente do Núcleo de Atendimento Social ao Estudante (Nase), setor vinculado à Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae) da Unilab. Ela afirma, ainda, que este profissional “pode atuar nas políticas públicas nas suas diversas fases, desde o planejamento de uma ação até a sua execução, através de estudos e pesquisas sobre a realidade social e os impactos sobre as políticas públicas e seus usuários”.

O Serviço Social na Unilab 

O atendimento social aos estudantes da Unilab é realizado, diariamente, por cinco profissionais do Núcleo de Acompanhamento Social ao Estudante (Nase), no Ceará, e por duas profissionais do Setor de Políticas Afirmativas e Estudantis do Campus dos Malês, na Bahia. As equipes realizam atividades de atendimento e acompanhamento social aos discentes por meio de visitas domiciliares e entrevistas, presta orientações e encaminhamentos sobre direitos e deveres relacionados à política estudantil, bem como sobre outras políticas sociais, benefícios e serviços de acesso à cidadania. 

A equipe também faz parte da Comissão de Seleção e Acompanhamento da Permanência do Estudante (Cosape), responsável pela análise socioeconômica para concessão de modalidades de auxílios estudantis do Programa de Assistência ao Estudante (Paes).

Devido à pandemia, as solicitações para realização de visitas domiciliares e entrevistas sociais serão avaliadas pela equipe. Informações e pedidos podem ser enviados para os endereços de e-mails:

Campi Ceará: nase@unilab.edu.br

Campus dos Malês: pae-sfc@unilab.edu.br 

As respostas com orientações sociais serão enviadas em até 48 horas, em dias úteis e durante o expediente administrativo: de 8h às 12h e de 13h às 17h. 

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