Atendimento Social

O atendimento social a/ao estudante é realizado diariamente pelas equipes de Assistentes Sociais do Núcleo de Acompanhamento Social ao Estudante (NASE), no campi Ceará e do Setor de Políticas Afirmativas e Estudantis no campus dos Malês. A equipe realiza atividades de atendimento e acompanhamento social as/aos estudantes por meio de visitas domiciliares e entrevistas, presta orientações e encaminhamentos sobre direitos e deveres relacionados à política estudantil, bem como sobre outras políticas sociais, benefícios e serviços de acesso à cidadania. A equipe também faz parte da Comissão de Seleção e Acompanhamento da Permanência do Estudante (COSAPE), responsável pela análise socioeconômica para concessão de modalidades de auxílios estudantis do Programa de Assistência ao Estudante (PAES).

ATENÇÃO!

Devido a Pandemia, as solicitações para realização de visitas domiciliares e entrevistas sociais serão avaliadas pela equipe social.

Informações e pedidos de orientações sociais podem ser enviados para os endereços de e-mails:

Campi Ceará: nase@unilab.edu.br

Campus dos Malês: pae-sfc@unilab.edu.br 

As respostas com orientações sociais serão enviadas em até 48 horas, em dias úteis e durante o expediente administrativo: de 8h às 12h e de 13h às 17h. 

 

CONHEÇA MAIS SOBRE OS PROFISSIONAIS DO SERVIÇO SERVIÇO SOCIAL QUE REALIZAM O ATENDIMENTO SOCIAL NA UNILAB

O/a assistente social é o/a profissional que possui formação em Serviço Social em instituição de ensino superior devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e implementa ações e serviços junto a políticas, programas e projetos sociais desenvolvidos em instituições públicas ou privadas em diversas áreas de atuação da sociedade. Ele/ela pode atuar nas políticas públicas nas suas diversas fases, desde o planejamento até a execução, através de estudos e pesquisas sobre a realidade social e seus impactos sobre as políticas públicas e seus/as usuários/as. Também realiza intervenções diretas junto a indivíduos ou famílias sobre o acesso a benefícios e serviços no âmbito das principais políticas sociais públicas como Saúde, Assistência Social (PNAS), Educação, Previdência, Habitação, dentre outras preconizadas pela Constituição Federal de 1988 e demais legislações. 

O/a assistente social e o seu trabalho nas políticas públicas

Devido à atuação do/a profissional de serviço social junto às políticas de assistência social nas várias esferas públicas (municipal, estadual e federal) é comum que os/as usuários/as dos serviços sociais confundam o trabalho do/a assistente social com assistência social e/ou assistencialismo, sendo importante conhecer as distinções.

Serviço Social em defesa das políticas públicas, incluindo as de assistência estudantil, em tempos de pandemia

No atual cenário pandêmico causado pela Covid 19 o/a Assistente Social vem atuando na linha de frente, orientando indivíduos sobre direitos de cidadania e acesso aos principais benefícios sociais, seja na política de Saúde, na Assistência Social, na Previdência ou na Educação, especialmente no âmbito da Assistência Estudantil.

Em relação às políticas de assistência e permanência estudantil na Unilab, o/a assistente social atua principalmente em sua gestão e execução, realizando estudos e análises socioeconômicas a fim de viabilizar direitos. Suas atribuições não se resumem à concessão de auxílios; trabalha também orientando os/as estudantes sobre acesso a serviços existentes na Universidade (como de saúde e psicologia), bem como sobre serviços e benefícios oferecidos no âmbito das políticas socioassistencial municipais e estaduais, tais como: os equipamentos do Sistema SUAS Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Programas como Bolsa Família, Saúde da Família (PSF), equipamentos do SUS, como hospitais e Postos de Saúde. Também realiza encaminhamento e orientação aos serviços da justiça, Defensoria Pública, dentre outros.

A equipe de assistente sociais da Unilab é composta por sete profissionais – cinco no Ceará, no Núcleo de Atendimento Social ao Estudante e duas na Bahia, na Seção de Políticas Estudantis – que em seu cotidiano buscam viabilizar direitos de assistência estudantil e realizam articulações intersetoriais para aprimoramento das condições de permanência estudantil. 

Em 2020, o Núcleo de Atendimento Social ao Estudante (NASE) realizou as seguintes ações em conjunto com a Pró Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis a fim de amenizar as situações de vulnerabilidade social e estudantil no período da pandemia:

AÇÕES REALIZADASQUANT.
ATENDIMENTOS E ORIENTAÇÕES SOCIAIS PRESENCIAIS – *período de janeiro a 12 de março de 202050
ATENDIMENTOS E ORIENTAÇÕES SOCIAIS – VIA E-MAIL*período: 16 de março a 31 de dezembro 2020464
ANÁLISE DAS SOLICITAÇÕES PARA REPASSE DO AUXÍLIO INCLUSÃO DIGITAL1042
ANÁLISE SOCIOECONÔMICA DO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL (PAES)488 
ANÁLISE DE AUXÍLIOS EMERGENCIAIS1.706 

O Serviço Social da Unilab também realizou e realiza as seguintes atividades como ações permanentes:

ATENDIMENTO ÀS SITUAÇÕES DE  VIOLÊNCIAS DE GÊNERO E VIOLAÇÕES AOS DIREITOS HUMANOS
ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO DE SAÚDE DO/DA ESTUDANTE JUNTAMENTE COM A EQUIPE DE SAÚDE DA UNILAB

Conheça mais sobre o profissional de Serviço Social acessando o site do Conselho Federal de Serviço Social – CFESS: CLIQUE AQUI

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