Programa Bolsa Permanência (PBP)

De acordo com o Manual de Gestão do Programa Bolsa Permanência, este programa “é uma ação do Governo Federal de concessão de auxílio financeiro a estudantes matriculados em Instituições Federais de Ensino Superior em situação de vulnerabilidade socioeconômica e para estudantes indígenas e quilombolas. O recurso é pago diretamente ao estudante de graduação por meio de um cartão de benefício.”

A Instituição Federal de Ensino Superior (IFE) realiza a gestão local do Programa que tem por objetivos: I- viabilizar a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em especial os indígenas e quilombolas; II – reduzir custos de manutenção de vagas ociosas em decorrência de evasão estudantil; III – promover a democratização do acesso ao ensino superior, por meio da adoção de ações complementares de promoção do desempenho acadêmico.

​Poderá ser beneficiado pelo Programa Bolsa Permanência o estudante que acumular as seguintes condições: I – possuir renda familiar per capita não superior a um salário-mínimo e meio; II – estar matriculado em cursos de graduação com carga horária média superior ou igual a cinco horas diárias; III – não ultrapassar dois semestres do tempo regulamentar do curso de graduação em que estiver matriculado para se diplomar; IV – ter assinado Termo de Compromisso; V – ter seu cadastro devidamente aprovado e mensalmente homologado pela Instituição Federal de Ensino Superior no âmbito do sistema de informação do programa.

​Na Unilab, a PROPAE realiza a gestão local do Programa e a COEST divulga chamadas públicas por meio de editais específicos para inscrição de novos estudantes.


LINKS IMPORTANTES

Site do Programa Bolsa Permanência – PBP/MEC

FAQ – perguntas e respostas sobre o PBP

Sistema do programa bolsa permanência – SISBP 

Manual do sistema PBP


COMUNICADOS, CRONOGRAMAS E RESULTADOS

2023

EDITAL N° 09/2023/PROPAE – CONVOCAÇÃO PBP – ESTUDANTES INDÍGENAS E QUILOMBOLAS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL DA UNILAB.


2022

EDITAL Nº 03/2023/PROPAE – INSCRIÇÕES PBP – ESTUDANTES INDÍGENAS E QUILOMBOLAS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL DA UNILAB.

Inscrições – PBP 2022 – Estudantes Indígenas e Quilombolas


EDITAL/PROPAE/UNILAB Nº 01/2022 – Inscrições Programa Bolsa Permanência – Estudantes Indígenas e Quilombolas dos Cursos de Graduação Presencial da UNILAB.

Aditivo 01


2019

Resultado Final PBP – Estudantes Indígenas e Quilombolas – Inscrições Julho/2019

Inscrições  – PBP 2019 – Estudantes Indígenas e Quilombolas 


2018

Inscrições PBP – 2018 – Estudantes Indígenas e Quilombolas


2017

Inscrições PBP – 2017.2 –  Estudantes Indígenas e Quilombolas

Resultado Final PBP – Estudantes Indígenas e Quilombolas  – Inscrições 2017.1

Inscrições PBP – Abril/2017 – Estudantes Indígenas e Quilombolas


2014

Resultados – Inscrições Programa Bolsa Permanência (PBP) – 2014


FORMULÁRIOS

AUTODECLARAÇÃO INDÍGENA

AUTODECLARAÇÃO QUILOMBOLA

DECLARAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO INDÍGENA

DECLARAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO QUILOMBOLA

FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO – PBP

TERMO DE COMPROMISSO – INDÍGENA E QUILOMBOLA – PBP

 

Ocultar área secundária
Ícone de seta para alternar a visualização da sidebar